quarta-feira, 29 de maio de 2013

Arrependimento

Conviver com nossos pecados? 


   

    A pergunta acima é fácil de ser respondida. Pense, se você estivesse com sede, não beberia água? Se você estivesse faminto, não comeria algo? É a mesma coisa. Cristo nos deu a oportunidade de nos arrepender, através de seu sacrifício expiatório podemos obter o perdão. Então, você se arrependeria caso achasse conveniente ou o mais rápido possível? Em Doutrina e Convênios 1:32 diz: "Entretanto, aquele que se arrepender e cumprir os mandamentos do Senhor será perdoado;"

    Em Doutrina e Convênios 58:42 diz: "Eis que aquele que se arrependeu de seus pecados é perdoado e eu, o Senhor, deles não mais me lembro". O arrependimento é mais do que o simples reconhecimento dos atos errados. É uma mudança na mente e no coração. O arrependimento inclui a necessidade do afastamento do pecado e de voltar-nos a Deus para obter o perdão. O arrependimento é motivado pelo amor a Deus e pelo sincero desejo de obedecer aos Seus mandamentos. Satanás quer que vocês pensem que não podem se arrepender, mas isso absolutamente não é verdade. O Salvador prometeu perdoá-nos, se nós nos humilharmos e fizermos o esforço exigido pelo arrependimento.

    No Para o Vigor da Juventude diz: "Se vocês pecaram, quanto mais cedo se arrependerem, mais cedo começarão a trilhar o caminho de volta e mais cedo encontrarão a paz e a alegria que vêm com o perdão. Se adiarem o arrependimento, vocês poderão perder bênçãos, oportunidades e orientação espiritual. Vocês podem também ficar cada vez mais envolvidos no comportamento pecaminoso, fazendo com que seja mais difícil encontrar o caminho de volta." Em Doutrina e Convênios 58:43 diz: "Desta maneira sabereis se um homem se arrepende de seus pecados—eis que ele os confessará e abandonará."

    Algumas pessoas as vezes quebram os mandamentos de Deus e deixam de se arrepender, só se arrependem antes de entrar no Templo ou servir uma missão. Isso sem dúvida é zombar da expiação do Salvador. Passos para obter o perdão:
  1. Confessar seus pecados ao Senhor. (Mostrar que você quer mudar)
  2. Abandonar os Pecados. (Mudança de coração)
  3. Pôr a vida nas mãos do Salvador. (Guardar os mandamentos de Deus e confiar no Senhor)
    No Para o Vigor da Juventude diz: "Quando vocês fizerem aquilo que é necessário para se arrepender e receber o perdão, conhecerão por si mesmos o poder da Expiação e o amor que Deus sente por vocês. Vocês sentirão a paz do Salvador, que lhes dará muita força, e vocês se tornarão mais semelhantes a Ele". O Élder Richard G. Scott disse: "Os passos do arrependimento (...) produzem pureza, paz mental, respeito próprio, esperança e, finalmente, uma nova pessoa, com uma vida nova e uma profusão de oportunidades."

    Em Helamã 5:12 diz: "E agora, meus filhos, lembrai-vos, lembrai-vos de que é sobre a rocha de nosso Redentor, que é Cristo, o Filho de Deus, que deveis construir os vossos alicerces; para que, quando o diabo lançar a fúria de seus ventos, sim, seus dardos no torvelinho, sim, quando todo o seu granizo e violenta tempestade vos açoitarem, isso não tenha poder para vos arrastar ao abismo da miséria e angústia sem fim, por causa da rocha sobre a qual estais edificados, que é um alicerce seguro; e se os homens edificarem sobre esse alicerce, não cairão". Fundamentar a vida no nosso Salvador Jesus Cristo é a melhor maneira de alcançar sucesso em nosso arrependimento, como diz a escritura, Cristo "(...) é um alicerce seguro".

domingo, 26 de maio de 2013

Somos Filhos de Deus

Nós mesmos

    Após esse tempinho sem escrever, hoje, diríjo-me a todos para uma breve explicação de quem somos. Fazemos essa pergunta inúmeras vezes. Quando pensei em escrever isso pensei também em perguntar para algumas pessoas do colégio e outros amigos fora da igreja para saber o que eles sabiam. Conclusão: 90% disseram para eu repetir a pergunta, 5% me disseram que não faziam a mínima idéia e os outros 5% nem responderam e foram embora.

    Primeiramente, aqueles que lembram do hino da primária, respondem a pergunta facilmente. Um pedaço daquele hino é assim: "Sou um Filho de Deus, por Ele estou aqui.Mandou-me á Terra, Deu-me um lar, e pais tão bons pra mim! (...)". Fomos criados à Sua imagem e semelhança. Somos seres de natureza dupla (CORPO + ESPÍRITO = ALMA, ambos criados por Deus). Agora vou dividir em esse texto em 2 partes. A primeira parte será sobre o corpo e a segunda, o espírito e também acrescentarei algo mais.

    Corpo: O Élder Russell M. Nelson disse: "Geralmente deixamos de dar o devido valor à maravilha que é o nosso corpo físico. Todos já encontramos pessoas que têm pouca auto-estima por causa de seu físico ou de sua aparência. Muitas pessoas gostariam de ter um corpo diferente. Algumas pessoas que têm o cabelo liso gostariam que ele fosse encaracolado. Outras, com o cabelo encaracolado, gostariam que ele fosse liso. Algumas mulheres, acreditando que “os homens preferem as loiras”, tingem o cabelo de loiro. Nosso corpo, sejam quais forem seus dotes naturais, é uma magnífica criação de Deus. É um tabernáculo de carne, um templo para nosso espírito. O estudo de nosso corpo atesta sua origem divina."

    O corpo se repara sozinho. Os ossos quebrados soldam-se e solidificam-se novamente. Os cortes na pele fecham-se sozinhos. Um vazamento no sistema circulatório é capaz de fechar-se por conta própria. Ele renova as células a cada 120 dias, a temperatura é controlada, possui sistema de defesa que são os anticorpos e diversos outros orgãos que são responsáveis pelo funcionamento de nosso corpo. O Élder Russell M. Nelson continua dizendo: " Se essas características de funcionamento, defesa, reparação, regeneração e regulagem normais continuassem agindo para sempre, a vida não teria fim aqui na Terra. Misericordiosamente, porém, nosso Criador proveu o envelhecimento e outros processos que resultam na morte física. Geralmente pensamos na morte como algo inoportuno ou trágico. No entanto, a morte, tal como o nascimento, faz parte da vida. As escrituras declaram que “não era conveniente que o homem fosse resgatado dessa morte física, porque isso destruiria o grande plano de felicidade”. Voltar à presença de Deus passando pelas portas da morte é uma grande alegria para todos aqueles que O amam."

    E ainda mais "Quando a morte chama uma pessoa no auge de sua vida, sentimo-nos consolados em saber que as mesmas leis que impedem que a vida continue são aquelas que serão colocadas em funcionamento na época da ressurreição, quando o corpo será investido de imortalidade."
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Espírito: O espírito é eterno. Ele vai existir depois de nossa morte.O espírito faz com que o corpo se movimente e tenha uma personalidade. Em D&C 131:7-8 diz: "(...)Todo espírito é matéria, mas é mais refinado ou puro e só pode ser discernido por olhos mais puros; Não podemos vê-lo; mas quando nosso corpo for purificado, veremos que ele é todo matéria."

    O Élder Russell M. Nelson disse: "O desenvolvimento do espírito tem conseqüências eternas. Os atributos pelos quais seremos julgados são aqueles que pertencem ao espírito. Eles incluem virtudes como a integridade, a compaixão, o amor e muitas outras. O espírito que se abriga em seu corpo é capaz de desenvolver-se e manifestar esses atributos de maneiras que são vitais a seu progresso eterno. O espírito e o corpo, quando reunidos, tornam-se uma alma de valor transcendental. Nós realmente somos filhos de Deus, tanto no sentido físico quanto espiritual." Ou seja, tudo o que vemos, ouvimos, fazemos estará estampado em nosso semblante no último dia, nossos vícios continuarão (Agora não é o momento de falar sobre perdão e pecado).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Algumas vezes, pessoas sofrem por limitações físicas, onde partes do corpo são anormais. Mas a verdade é que todos os corpos tendem a passar por doenças e morte. O Élder Russell M. Nelson disse: "Não precisamos de um corpo perfeito para alcançar nosso destino divino. De fato, alguns dos espíritos mais bondosos são aqueles que estão abrigados em um corpo frágil. Freqüentemente as pessoas que têm problemas físicos desenvolvem grande força espiritual, justamente por causa desses problemas. Essas pessoas têm direito a todas as bênçãos que Deus reservou para Seus filhos obedientes e fiéis."

   Ele continua: "Como filhos de Deus, não devemos permitir que nada que possa profanar nosso corpo entre nele. É um sacrilégio permitir que nosso sentido da visão, tato ou audição forneça lembranças impuras a nosso cérebro". Meus caros, somos filhos e filhas de Deus, Ele nos ama e quer o melhor para nós, temos que dar o nosso máximo para conseguirmos ser melhores. Lembrem-se você não é um ninguém, você é grande à vista de Deus, um grandioso feito Dele, você é um filho(a) gerado espiritualmente Dele e você nunca, NUNCA estará só.

 

terça-feira, 21 de maio de 2013

Sendo um Exemplo

Ser um exemplo


    Ser um exemplo muitas vezes pode ser difícil, às vezes não nos consideramos estar à altura para darmos um bom exemplo, às vezes pensamos que somos fracos demais para dar exemplo. Paulo certa vez escreveu a Timóteo: "Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza." Esse conselho é válido para nós. Ele se aplica aos missionários de tempo integral; aplica-se igualmente a cada membro da Igreja. Tanto os missionários de tempo integral quanto os membros, todos devemos ser um bom exemplo de pessoas que acreditam em Jesus Cristo.

    Uma moça certa vez contou o que ela aprendeu atráves do exemplo: "Toda vez que eu ouvia as palavras “trabalho missionário”, eu pensava em doar um Livro de Mórmon. Embora eu já tivesse doado exemplares do Livro de Mórmon antes, nenhuma das pessoas para quem eu doei o livro pareceu interessada. Mas eu não sabia que durante o último ano e meio eu tinha sido uma missionária por ser quem eu sou e por manter meus padrões.

    Começou em um ano, no primeiro dia da escola. Eu tinha chegado cedo à minha primeira aula, então me sentei em uma carteira no meio da sala de aula. Uma menina chamada Alicia entrou e se sentou no fundo da sala, bem distante. Como eu estava sozinha, convidei-a para se sentar comigo. Ela tinha acabado de mudar durante o verão, por isso ainda não tinha nenhuma amiga. Fiquei feliz por termos quase todas as aulas juntas. Foi assim que nos tornamos amigas. No último ano e meio, tenho sido missionária apenas por ser quem eu sou.

    Mas nossa vida era muito diferente. Alicia usava roupas que diferiam de meus padrões e usava linguagem imprópria. Em sua antiga escola, ela respondia para os professores e as notas não eram importantes para ela. Tinha uma vida familiar ruim e fugia para ir a festas. Como nos tornamos boas amigas, notei uma mudança positiva nela. Ela não veste mais roupas impróprias. Toma cuidado para não falar palavrões. Ela tem melhorado suas notas, e agora está entre os melhores alunos. Sua vida familiar está ficando muito melhor também. Ela nunca mais fugiu de casa para ir a festas impróprias.

    Falamos sobre suas mudanças e melhorias. Alicia me disse que certa noite o namorado apareceu na casa dela e queria que ela quebrasse a lei da castidade. Ela estava prestes a ceder quando viu em sua mente uma recapitulação de todas as melhorias que tinha feito e como estava orgulhosa de si mesma. Ela não queira jogar tudo fora. Então, disse “não” e terminou com ele. Essa foi a melhor coisa que ela já me contou e tenho muito orgulho dela."
    Através de nosso exemplo podemos abençoar a vida de outras pessoas. Por sermos membros da igreja, muitas vezes ficamos ressentidos pelo que os outros vão pensar de nós, por isso é necessário padrão e linguajar elevados. O Élder Russell M. Nelson disse: "Todo membro pode ser um exemplo para os fiéis. Irmãos, como seguidores de Jesus Cristo, cada um de vocês pode viver de acordo com Seus ensinamentos. Vocês podem ter o 'coração puro' e as 'mãos limpas', podem ter a 'imagem de Deus gravada em [seu] semblante'. Suas boas obras serão evidentes para as pessoas. A luz do Senhor pode iluminar seus olhos e, por causa dessa luz, é melhor se prepararem para responder a perguntas. O Apóstolo Pedro aconselhou: 'estai sempre preparados para responder (…) a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós".

    Ele ainda disse mais: "Todo seguidor exemplar de Jesus Cristo pode tornar-se um membro missionário eficaz. Os membros e os missionários de tempo integral podem dar as mãos no trabalho de proporcionar as bênçãos do evangelho a amigos e vizinhos queridos. Muitos deles são filhos de Israel, que agora estão sendo coligados como prometido. Tudo isso faz parte da preparação para a Segunda Vinda do Senhor. Ele quer que cada um de nós seja verdadeiramente o exemplo dos fiéis". Devemos ser um exmplo em tudo (fé, pureza, virtude, nas coisas amáveis..) Deus espera o melhor de cada um de nós, Ele espera que sejamos um exemplo na vida de nossos amigos, Ele quer que todos os filhos Dele voltem à Sua presença e se começarmos a dar um bom exemplo, poderá mudar a nossa própria vida como a vida de nossos amigos. 



domingo, 19 de maio de 2013

Serviço ao Próximo

Serviço


    Um tema extremamente importante, servir ao próximo é um dos atos mais nobres existentes na face da terra. No Para o Vigor da Juventude diz: "O serviço prestado às pessoas é uma característica importante dos discípulos de Jesus Cristo. Um discípulo está disposto a carregar o fardo das outras pessoas e a consolar os que necessitam de consolo. Em geral, o Pai Celestial supre as necessidades das pessoas por meio de vocês". Em Mosias 2:17 diz: "E eis que vos digo estas coisas para que aprendais sabedoria; para que saibais que, quando estais a serviço de vosso próximo, estais somente a serviço de vosso Deus".

    Há uma história que relata muito bem o serviço ao próximo. Haviam 2 famílias. Digamos que a família X é a Família Jonson e a família Y é a Família Falk. A família Jonson certa vez foi ao parque e naquela ocasião a família inteira estava reunida, enquanto alguns se divertiam, outros faziam o almoço, arrumavam a mesa etc. Até que chegou a hora do almoço. As crianças pararam de brincar e foram ao encontro dos familiares, uma filha (Emily) deixou um frisbee cair e foi almoçar. Ao chegar à mesa, se deparou com um enorme banquete e toda a família se sentou em seus respectivos lugares, fizeram oração e começaram a se servir.

    Ao começarem a se servir, uma outra família estava chegando (Família Falk). Era uma família muito humilde, estavam chegando ao parque com um carro que estava muito danificado e soltando muita fumaça. Logo, a família Falk achou um lugar para se sentar e lá ficou. O filho mais novo deles tinha 7 anos e avistou o frisbee da Emily, pegou-o e começou a brincar. A Emily viu e contou para a avó. A avó, avô e neta, foram ao encontro do garoto. Ao chegarem lá, a mãe do garoto viu que ele estava brincando e logo se apressou, pegou o frisbee e o devolveu para a garota, pedindo-lhe desculpas. A garota, com um sincero olhar, devolveu ao garoto e lhe disse: "É Seu".

    Após esse ato, a família Jonson começou a embalar a comida deles para a família Falk. Alguns homens da família Jonson pegaram a caixa de ferramentas e começaram a consertar o carro. Logo a família Falk foi embora, mas com um grande sorriso no rosto e gratidão em seus corações. E a família Jonson ficou feliz por ter ajudado, foram caridosos e isso lhes trouxe muitas bençãos. O Pres. Thomas S. Monson disse: "Considero a caridade — ou o “puro amor de Cristo” — o oposto das críticas e do julgamento. Falando em caridade, não estou no momento pensando no auxílio aos que sofrem e que recebem a doação de nossos recursos. Isso, é claro, também é necessário e apropriado. Hoje à noite, no entanto, tenho em mente a caridade que se manifesta na tolerância que temos com os outros e na brandura com seus atos; no tipo de caridade que perdoa, no tipo de caridade que é paciente".

    Quando nos dedicamos no serviço ao próximo, nos achegamos perto do Pai Celestial. O Pres. Spencer W. Kimball ensinou: "Ao predemo-nos no serviço ao próximo, encontramos maior espiritualidade e felicidade" ele continua: "Deus concedeu-nos talentos e tempo, com habilidades ocultas e oportunidades para as usarmos e desenvolvermos em Seu serviço. Portanto, Ele espera muito de nós, Seus filhos privilegiados(...) não podemos ter espiritualidade sem o serviço!". Os profetas continuam explicando que "o nosso coração se encherá de amor e aprenderemos que o serviço e o sacrifício são meios de vencer o egoísmo"

    Estava quase na hora de Cristo morrer, Ele acabou a ceia e decidiu ensinar mais uma vez aos apóstolos. Em João 13: 4-8, 12-17 diz: "Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes."

    Por meio daquele simples gesto de amor e serviço, Cristo demonstrou quão importante é para nós servirmos uns aos outros todos os dias. Cristo foi o maior exemplo de amor com o próximo. "Pois eis que não é conveniente que em todas as coisas eu mande; pois o que é compelido em todas as coisas é servo indolente e não sábio; portanto não recebe recompensa". Não é necessário sermos compelidos pelo Senhor, como Ele disse, aquele que é compelido em tudo "é servo indolente". Para encerrar, O Pres. David O. Mckay disse: "O objetivo mais nobre na vida é esforçar-nos para viver de modo a tornar a vida dos demais melhor e mais feliz".

"Nosso maior exemplo"


    

sábado, 18 de maio de 2013

Dízimo e Ofertas de Jejum

Uma lei para nosso bem


    Vou dividir esse tema em duas parte: a primeira Dízimo (I) e a segunda Ofertas de Jejum (II). 
       
I-Dízimo, suas bençãos, propósito e etc.
    A Bíblia declara que o povo de Deus seguia a lei do dízimo na antiguidade. Através de revelação moderna, sabemos que nosso Pai Celestial restaurou essa lei para nosso próprio benefício. Para cumprí-lo, os membros da igreja pagam um décimo de sua renda para a igreja. Esses fundos são usados para edificar a Igreja e levar adiante a obra do Senhor no mundo inteiro. O Élder Robert D. Hales disse: “O dízimo é a grande lei equitativa, pois não importa quão ricos ou pobres sejamos, todos nós pagamos a mesma “décima parte [de nossa renda] anual (ver D&C 119:4), e todos nós recebemos bênçãos tão grandes “que não [há] lugar suficiente para [as recolhermos]” (Malaquias 3:10)."

    Quando pagamos o dízimo, primeiro, somos gratos ao Pai Celestial por Ele nos dar suas bençãos e, segundo, temos a determinação de confiar no Senhor em vez de nas coisas materiais. O Senhor declarou:
"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes” (Malaquias 3:10). O que damos de dízimo para a igreja não é usado de nenhum modo para sustento de sua liderança, e sim, o dinheiro arrecadado vai para um conselho (formado pela Primeira Presidência, pelo Quórum dos Doze Apóstolos e pelo Bispado Presidente) e eles irão decidir o que é melhor para a igreja (Através de Revelação, claro).

    Muitas vezes na escola meu amigos me perguntam:
-Na sua igreja paga-se o dízimo? É uma pergunta muito normal, meus amigos da escola acham bobeira pagar o dízimo, gastar 10% do que recebo para dar para a igreja, devem pensar assim porque em suas respectivas religiões vêem algum problema e discordam do pagamento do dízimo. Os profetas nos dizem: "O dinheiro do dízimo é sempre utilizado para os propósitos do Senhor — para construir e manter os templos e capelas, apoiar o trabalho missionário, instruir os membros da Igreja e levar adiante a obra do Senhor em todo o mundo". Assim como os membros de outras religiões, os santos dos últimos dias acreditam que o pagamento do dízimo demonstra gratidão a Deus e traz tanto bênçãos espirituais como temporais." (Observação: é necessário 10% + todo o seu coração).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
II-Ofertas de Jejum, propósito, benefícios etc.
    Jejum é ficar sem comer nem beber voluntariamente por um certo período de tempo. O jejum combinado com a oração sincera pode ajudá-lo a preparar a si mesmo e a outras pessoas para receber as bênçãos de Deus. Em certa ocasião, o Salvador expulsou um demônio de um menino e usou esse evento para ensinar a Seus discípulos a respeito do poder da oração e do jejum. Seus discípulos perguntaram: "Por que não pudemos nós expulsá-lo?" Jesus respondeu: "Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível. Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum". (Ver Mateus 17:14-21.)

    Essa história ensina que a oração e o jejum fortalece quem dá ou recebe as bençãos do Sacerdócio, pode-se dizer também que ele pode ser aplicado ao nosso esforço pessoal de viver o evangelho.Se tivermos uma fraqueza ou um pecado que temos tentado vencer, talvez seja necessário que jejuemos e oremos para receber a ajuda ou o perdão que desejamos. Como o demônio que Cristo expulsou, nossa dificuldade pode ser do tipo que só desaparecerá por meio de jejum e oração. O jejum é um meio de adoração ao Senhor, e um modo de sermos gratos.

    No Sermão da Montanha, Jesus ensinou a verdadeira forma de jejuar. Ele censurou os hipócritas que, quando jejuam, "desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam". Em vez de assumir uma aparência exterior de retidão, devemos jejuar "[ao] Pai, que está em secreto; e [o] Pai, que vê em secreto, [nos] recompensará publicamente"(Mateus 6:16–18; 3Nefí 13:16-18). Isaías também ensina sobre o jejum. Em Isaías 58: 6-7 diz: "Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?

    Ele também testificou das bençãos para todos aqueles obediêntes à esta lei: "Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda. Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. (…) Se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam" (Isaías 58: 8-11)

    Que possamos nos ater a esses princípios tão importantes do evangelho restaurado e colocar em prática. Para encerrar darei alguns exemplos de coisas pelas quais nós podemos jeuar:
  • Abençoar os doentes e aflitos
  • Receber revelação pessoal e a converter-nos à verdade
  • Tentar humilhar-nos diante de Deus e demonstrar fé em Jesus Cristo
  • Receber orientação para compartilhar o evangelho e para magnificar nosso chamado na Igreja
  • Superar dificuldades etc.
Ele espera o nosso máximo a todo o momento

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Nosso Padrão no Falar

"Nossa inesgotável fonte de magia"


    Hoje venho falar-vos sobre a linguagem. Algo que nos mostra quem realmente somos é nosso modo de falar. O jeito como falamos reflete nosso caráter. Muitas vezes achamos comum, achamos legal enquanto estamos em uma rodinha de amigos e começamos a nos soltar, falar palavrões, ser iguais a nossos amigos. Não Somos! Não é porque algumas vezes estamos longe de nossos pais que devemos agir de outro modo, no caso, falar de outro modo.

    Em Efésios 4:29 diz: "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa". O modo de como nos comunicamos reflete o fato de que somos filhos e filhas do Pai Celestial. Uma linguagem pura, uma linguagem que eleva, é a evidência de uma mente brilhante e sadia. Quando algum amigo seu começa a falar palavrões e diversas outra coisas, o que você faz? Se afasta? Você sabe o que é bom e o que é mal, e muitas vezes continuamos lá, ouvindo o que eles nos dizem sem fazer nada. Os profetas nos ensinaram: "Falem com bondade e de modo positivo a respeito das pessoas. Decidam que não vão insultar nem menosprezar as pessoas, nem mesmo por brincadeira. Abstenham-se de todo tipo de fofoca e não falem com raiva. Quando se sentirem tentados a dizer coisas rudes ou ofensivas, não digam essas coisas".

    É também necessário usar o nome de Cristo e do Pai Celestial com reverência, é necessário mostrar respeito perante nosso Criador. O uso inadequado desses nomes é desrespeito e PECADO. Temos que tomar cuidado com o que falamos, principalmente para quem falamos. Os profetas continuam nos ensinando: "Não usem linguagem ou gestos profanos, vulgares ou grosseiros e não contem piadas ou histórias a respeito de ações imorais. Essas coisas são ofensivas a Deus e às outras pessoas(...) Se tiverem desenvolvido o hábito de usar uma linguagem não condizente com esses padrões — como palavrões, zombaria, fofocas ou expressões de raiva — vocês podem mudar. Orem pedindo ajuda. Peçam à família e aos amigos que os apoiem em seu desejo de usar boa linguagem".

    Em Tiago 3 nos versículos 2-12 dizem:
  • Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.
  • Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo.
  • Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto.
  • Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha.
  • Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno.
  • Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e é domada pela espécie humana;
  • a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero.
  • Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
  • Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!
  • Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte?
  • Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce.
  • Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.
    Acho interessante quando Dumbledore (Diretor de Hogwarts) diz sobre as palavras: "Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de formar grandes sofrimentos e também de remedia-los." O modo de como falamos com as pessoas nos afeta e afeta a elas, tornando-as melhores ou piores, mais positivas ou menos positivas, o modo como falamos com elas tem o poder de magoá-las e também de alegrá-las. Temos que tomar cuidado com o que falamos. Muitas vezes por sermos Mórmons, as pessoas nos olham de um outro jeito, as vezes até procurando um erro. Sabemos que não somos perfeitos, mas temos que refrear a língua. É para nosso bem e para nosso progresso. Que sejamos aperfeiçoados nesse mandamento, quanto mais fazermos as coisas certas, mais forças teremos para seguir Cristo.

domingo, 12 de maio de 2013

A Revelação em nossos Dias

    Revelação

    Começo hoje a falar-vos de algo de extrema importância. Na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias todos podem receber revelação, claro, você não vai receber revelação pra guiar toda a igreja. Mas você pode receber revelação pessoal. Algo de muita e extrema importância para nosso progresso eterno. Mas o que é revelação? O Élder David A. Bednar disse: "Revelação é a comunicação de Deus a Seus filhos na Terra e é uma das grandes bênçãos associadas ao dom e à companhia constante de Espirito Santo"

    O Pres. Joseph Smith disse: "O Espirito Santo é um revelador" e "ninguém pode receber o Espirito Santo sem receber revelações". A inspiração vem por meio do espirito. Portanto, para termos o espirito é necessário que estejamos limpos, em alma 34:36 diz: "E isto eu sei, porque o Senhor disse que não habita em templos impuros, mas no coração dos justos ele habita; sim, e disse também que os justos se sentarão em seu reino para não mais sair; suas vestimentas, porém, deverão ser alvejadas pelo sangue do Cordeiro." Uma curiosidade, os anjos falam por meio dos Espirito Santo, ou seja, falamos pelo poder do Espirito Santo, nós o fazemos na língua de anjos.

    O pres. Packer disse: "Se aprenderdes apenas com a razão, nunca compreendereis o Espírito nem como Ele age, não importando o quanto aprendais a respeito de outras coisas.
As escrituras ensinam que “os grandes [nem sempre] são sábios”. Espiritualmente podeis “não saber nem saber que não sabeis” e “[aprender] sempre, e nunca chegar ao conhecimento da verdade”. O espírito e a inteligência aprendem de modo diferente.
Pois “há um espírito no homem, e a inspiração do Todo-Poderoso os faz entendidos”, e o Espírito de Cristo “dá luz a todo o homem que vem ao mundo” .
 Para receber revelação é necessário pedir com fé, com o coração honesto e crendo que receberemos. Pedimos através da oração. O Pres. Boyd K. Packer disse: "a oração é tão essencial à revelação que sem ela o véu pode permanecer fechado para vós" e "a oração é vossa chave pessoal para o céu. A fechadura esta deste lado do véu". O Espirito Santo é uma voz mansa e delicada, ela pode vir à mente ou ao coração. Para receber revelação é necessário estudar. O estudo das escrituras pode nos dar a chave para recebermos revelação. O Presidente Romney disse: "Esta é uma maneira muito comum de receber revelação. Ela vem à mente da pessoa em palavras e frases". 

    Se ignoramos ou desobedecemos os sussurros do Espirito, ele nos abandona. O Pres. Spencer W. Kimball falou: "(...) Por esperar algo espetacular, a pessoa pode não estar plenamente atenta ao constante fluxo de comunicações reveladas". A revelação depende da fé. O Élder Boyd K. Packer ensinou: "Ao pôr os princípios do evangelho a prova, acreditando sem ainda saberdes com certeza, o Espirito passara a ensinar-vos e gradualmente vossa fé será substituída pelo conhecimento. Sereis capazes de discernir ou ver com olhos espirituais". Em D&C 6 o Senhor nos revelou os seguintes meios de como ele nos da instrução:
[Tu] me procuraste e eis que, tantas vezes quantas inquiristes, recebeste instrução de meu espirito.
[eu] te iluminei a mente
Não dei paz a tua mente quanto ao assunto?

    Na maioria das vezes a revelação pessoal vem pelo estudo das escrituras, ouvindo os profetas e procurando levar uma vida fiel e justa. As vezes a inspiração vem de um único versículo das escrituras ou de uma única frase da conferência, pode vir também através de hinos sacros ou musicas que convidem o espirito. O Élder Dallin H. Oaks disse em seu discurso alguns dos propósitos da revelação, eles são:

  • O de testemunhar através do Espirito de que Jesus Cristo e o evangelho são verdadeiro
  • O de profetizar
  • Consolar
  • Elevar
  • Informar
  • Impedir-nos de fazer algo
  • Impelir uma pessoa à ação 

    Não podemos forçar as coisas espirituais. É preciso que seja assim, no tempo do Senhor. O Élder David A. Bednar disse: "Às vezes o espírito de revelação operará imediata e intensamente; outras vezes o fará sutil e gradualmente e com frequência, com tal delicadeza que talvez não o notem nem reconheçam conscientemente. Mas seja qual for o padrão pelo qual essa bênção seja recebida, a luz que ela traz iluminará e ampliará a sua alma, iluminará seu entendimento (ver Alma 5:732:28) e dirigirá e protegerá você e sua família". O Senhor também pode revelar Sua vontade por meio de sonhos, visitações, por meio de anjos, e por sua própria voz.

    Se pudesse fazer um resumo de como receber revelação pessoal seria assim, nesse passos:

  1. O desejo de receber revelação.
  2. Pedir com fé através de orações sinceras.
  3. Acreditar que você consegue receber revelação.
  4. Guardar diligentemente os mandamentos.
  5. Buscar repostas para nossas duvidas.
    Por fim Ele nos abençoará com seu Espirito. Nos fará enxergar. O que antes era oculto e sem resposta, agora é iluminado e claro. Sei que isso é verdade e disso presto testemunho em nome de nosso Salvador e Redentor Jesus Cristo, Amém.



quarta-feira, 8 de maio de 2013

"Afasta-nos a Espiritualidade"

Viciados em Videogames

    Muitas coisas hoje em dia, nos afastam a espiritualidade, por exemplo: Videogames, Computadores, Celulares, Notebooks, Televisões.. Despendemos tempo demais nessas coisas. Algo que geralmente não nos faz crescer e não nos leva pra lugar nenhum é o Videogame. Pode até ser que eu jogasse muito, mas por causa de meus pais não jogo muito. Geralmente estou no inglês, na escola, jogando futebol e outras coisas. Mas hoje venho falar a vocês da história de um jovem que teve problemas com excesso de Videogames.

    Estava lendo o artigo desse rapaz e achei interessante falar da história contada por ele. Ele não quis mencionar o nome, mas aqui vai a história dele."Quando eu tinha 13 anos, minha mãe me deu um videogame de aniversário. Os videogames eram algo relativamente novo para mim, e aquele tinha excelentes recursos gráficos e era muito interessante. Eu estava de férias na escola, por isso decidi que terminaria o jogo assim que possível para ter mais tempo para brincar ao ar livre com meus amigos. Numa tarde de quinta-feira, comecei a jogar meu novo videogame. Antes de perceber, já passava da meia-noite, e eu nem sequer tinha feito minha oração da noite. Mas continuei jogando. As coisas pioraram. Quando acordei no dia seguinte, a primeira coisa que fiz foi ligar o jogo e começar a jogar de novo. Quase não parei para comer ou dormir, e tudo em que pensava era como atingiria o nível seguinte em meu jogo. Na noite de sábado, minha mãe me alertou que se não fosse dormir cedo, teria dificuldade para acordar na manhã seguinte para ir à Igreja. Mas continuei jogando e só caí no sono às 3 horas da madrugada. Quando cheguei à Igreja, sentia-me tão cansado que não conseguia me concentrar. Não pude distribuir o sacramento e voltei para casa para dormir, completamente exausto.

    Dormi o domingo inteiro e só acordei na manhã de segunda-feira e, assim que acordei, comecei a jogar. Naquela semana, eu sabia que teria de começar a dormir bem à noite e procurar me deitar cedo, mas mesmo assim, continuei a desperdiçar meu tempo com os videogames. Comecei a passar mais tempo jogando videogame do que lendo as escrituras. Na verdade, até parei de ler por vários dias. Com a volta às aulas, minha mãe me proibiu de jogar durante a semana, por isso eu aproveitava para jogar nos fins de semana, inclusive no domingo. Deixei de ir às reuniões de domingo e parei de fazer as coisas que realmente importavam para poder fazer algo irrelevante como jogar videogame. Não estava seguindo o conselho de meu avô, que me dissera certa vez: “Não abandone as coisas que realmente importam para fazer algo corriqueiro”. Aquele conselho sempre foi uma grande influência em minha vida.

    Dei-me conta de que precisava encontrar equilíbrio na vida. Uma coisa que me ajudou foram as aulas do seminário. Quando eu estava no Ensino Médio, o seminário fazia parte de meu currículo escolar diário, e isso me ajudou muito. Deu-me a oportunidade de aprender a estabelecer minhas prioridades da maneira correta e colocar o Senhor acima de tudo. Se confiarmos Nele e se pedirmos do fundo do coração que Ele nos ajude em algum aspecto de nossa vida, o Senhor ouve. Se realmente desejarmos mudar, conseguiremos. Felizmente, não tive de passar por um problema importante para me fazer parar de jogar. Bastou estabelecer prioridades corretas e limitar meu tempo de jogo. Contudo, isso só aconteceu quando pedi ajuda ao Senhor em oração, e Ele me ajudou."

    Os profetas têm ensinado: "Escolham sabiamente as mídias que usam porque tudo o que lerem, ouvirem ou virem exercerá influência sobre vocês. Escolham apenas mídias que sejam edificantes". O Élder Dallin H. Oaks disse: "Pensem em como usamos nosso tempo nas escolhas que fazemos quanto a ver televisão, jogar videogames, navegar na Internet ou ler livros e revistas. Claro que é bom participar de diversões saudáveis ou obter informações interessantes; mas nem todas as coisas dessa natureza merecem a porção da nossa vida que lhes dedicamos. Algumas são melhores, e outras, melhores ainda."

    A nossa vida pode ser bem melhor quando não ficamos tempo demais fazendo algo improdutivo. Ela passa depressa e o tempo que perdemos não volta mais. Meu pai sempre me diz e ele me lembra quase sempre "tudo em excesso faz mal". Tudo o que fazemos em excesso nos traz problemas, tudo o que consumimos em excesso nos traz problemas e tudo o dizemos em excesso nos traz problemas. Afastando nosso espírito, não temos mais a companhia de Deus, mas quando endireitamos nossas veredas temos novamente a Sua Companhia.



 

terça-feira, 7 de maio de 2013

Só Entre Muitas Pessoas

Solidão

    É um tema que pode parecer chato, mas a verdade não é. Muitos jovens se encontram nesse estado, sozinhos. Muitas vezes porque realmente são introvertidos, mas temos casos também de não serem aceitos. Isso os faz recorrer à solidão. A Solidão é, nada mais nada menos, o sentimento de não fazer parte de um grupo. E vocês devem estar se perguntando: Por quê ele está falando de Solidão? O que isso tem a ver com o evangelho? Vou explicar no decorrer do texto.

Carolyn Lund
    Temos na escola pessoas que não conhecemos e quando mudamos de escola, arranjar novos amigos é chato e ao mesmo tempo legal. Estava lendo a história de uma moça (Carolyn Lund) e ela dizia assim: "Eu estava no segundo ano e estava começando a odiar o Ensino Médio. No início do ano, fiz um grande esforço para me apresentar para as pessoas e iniciar conversas com os outros. Mas à medida que as semanas passavam, comecei a me sentir invisível. Sentava sozinha nas aulas, nunca falava nada e acabei parando de sorrir.

    Tinha sido presidente da classe e líder de torcida no ano anterior na minha antiga escola e minha família começou a se preocupar quando viu minha atitude mudar, de extrovertida e entusiasmada para triste e angustiada. Meu pai perguntava: “Como foi a escola?” e tudo o que eu conseguia murmurar era “legal”, antes de subir para o meu quarto e chorar. Envergonhada de minhas tentativas fracassadas de fazer amigos, eu mentia para os meus pais e não contava que em vez de almoçar com meus colegas de classe, eu ficava com fome e ia para a biblioteca estudar sozinha. No final do ano letivo, tinha chegado ao fundo do poço e me surpreendi com a resposta que dei um dia à pergunta habitual do meu pai. “Eu não quero mais ir à escola”, disse a ele. “Tenho ódio da minha vida.” Ver a tristeza e a preocupação no rosto dele fez com que eu me sentisse pior ainda. Naquela noite, quando fui dormir, ajoelhei-me e abri o coração ao Senhor, orando mais tempo e com mais fervor do que jamais orei antes. Em vez de orar para encontrar amigos na escola, orei simplesmente para que eu encontrasse sentido e alegria em minha vida outra vez.

    Na manhã seguinte na escola, fiquei orando em silêncio para ser consolada. Quando o sinal da primeira aula tocou e os corredores começaram a ficar cheios de gente, fiquei concentrada na minha oração. Para minha surpresa, minha ansiedade nervosa pareceu derreter-se e foi imediatamente substituída por uma sensação de calma. Foi nesse momento, no meio do movimentado corredor, que eu me senti mais perto do Salvador do que jamais me senti antes. Senti como se os braços do Salvador estivessem me envolvendo num abraço de compreensão e apoio. Busquei o Senhor muitas vezes durante o restante do ano, e ainda continuo a confiar Nele. Embora eu não tivesse um grande grupo de amigos, eu realmente fiz vários bons amigos naquele ano — pessoas que se tornaram meus melhores amigos desde aquela época. Olhando para trás, sinto-me grata por essa experiência difícil, porque me ajudou a passar pela transição para a faculdade de maneira mais fácil. Compreendi que o Senhor me via como uma de suas filhas preciosas, com valor infinito. Ele sempre estará pronto para nos ajudar nos momentos de desespero, e podemos reconhecer Sua presença conosco se orarmos para sentir Seu abraço amoroso."

    Temos aqui uma prova de como a oração ajuda, como o Salvador está conosco, que através do Espírito Santo recebemos consolo e somos orientados ao que fazer. O Pres. Thomas S Monson disse: "O Pai Celestial quer que você se comunique com Ele por meio de oração sincera e fervorosa. Lembre-se de que você nunca está sozinho. Nunca se esqueça de que você é amado. Jamais tenha dúvida de que alguém realmente se importa com você". Muitas vezes nos sentimos sós, parece que o mundo todo está contra nós, parece que até as paredes se movem em sua direção, parece que ninguém te ama. É MENTIRA. O Pres. Henry B. Eyring disse: "Jamais precisamos sentir que estamos sozinhos ou que não somos amados no serviço do Senhor, porque isso nunca acontece. Podemos sentir o amor de Deus. O Salvador prometeu anjos a nossa esquerda e a nossa direita para nos suster. E Ele sempre cumpre sua palavra".

    "Você não vai sentir a solidão, tristeza, dor ou desânimo para sempre. Temos a promessa fiel de Deus de que Ele não vai esquecer nem abandonar aqueles que voltam o coração a Ele. Tenha esperança e fé em Sua promessa. Aprenda a amar o Pai Celestial e a tornar-se Seu discípulo em palavras e atos" (Dieter F. Uchtdorf). Somos necessário no plano de nosso Pai Celestial, Ele nos ama, nos coloca essas dificuldades para que possamos cada vez mais procurar por Ele. "E dou a fraqueza aos homens a fim de que sejam humildes; e minha graça basta a todos os que se humilham perante mim; porque caso se humilhem perante mim e tenham fé em mim, então farei com que as coisas fracas se tornem fortes para eles" (Éter 12:27). Procuremos nos esforçar, fazer amizades com pessoas que estão isoladas (por qualquer que seja o motivo) e vamos ajudá-la.




domingo, 5 de maio de 2013

Dia Santo

Domingo

    O Senhor nos deu o mandamento de guardar o seu dia. Na época de Moisés, o Senhor lhe deu o 4º Mandamento: "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar." Desde o início dos tempos o Senhor ordenou diversos profetas para ensinar o povo da importância de se guardar o dia Dele. E é sobre isso que falarei hoje, sobre a importância de guardar o Dia do Senhor e Santificá-lo.

    Os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias reconhecem o domingo como o Dia do Senhor, em lembrança da ressurreição de Cristo no domingo, e os Apóstolos passaram a reunir-se dali em diante no primeiro dia da semana. O Profeta Joseph Smith disse: "E, para que te conserves limpo das manchas do mundo, irás à casa de oração e oferecerás os teus sacramentos no Meu dia santificado;
 Pois, na verdade, este é um dia designado a ti para descansares de teus trabalhos e prestares a tua devoção ao Altíssimo;
 Contudo, teus votos serão oferecidos em retidão todos os dias e em todos os tempos;
 Mas, lembra-te de que neste, o dia do Senhor, oferecerás as tuas oblações e teus sacramentos ao Altíssimo, confessando os teus pecados aos teus irmãos e perante o Senhor.
E, neste dia, não farás nenhuma outra coisa, somente seja o teu alimento preparado com singeleza de coração para que o teu jejum seja perfeito, ou, em outras palavras, para que o teu gozo seja completo."

 (...) dormir demais, ir no supermercado(...)
    Muitas vezes, nos domingo, nos dispomos a assistir jogos de futebol, assistir desenhos, dormir demais, ir no supermercado... ao invés de fazer visitas a membros mais necessitados, ler as escrituras, tomar o Sacramento e diversas outra coisas em lembrança do Dia do Senhor. O Profeta Gordon B. Hinckley disse: "Gostaria de ter a capacidade de converter toda a Igreja à observância do Dia do Senhor. Sei que nosso povo seria mais ricamente abençoado por Deus se fosse fiel na observância do Dia do Senhor". Temos a promessa de um servo do Pai Celestial de que se formos fiel em Seu dia, seremos ricamente abençoados.

    O Pres. Hinckley continua dizendo: "Não há ninguém nesta Igreja que precise comprar móveis no domingo. Não há mesmo. Não há ninguém nesta Igreja que precise comprar um carro novo no domingo, ou há? Não. Não há ninguém nesta Igreja que, com um pouco de cuidado e planejamento, precise comprar alimentos no domingo. Não. (...) Não é necessário comprar sorvete no domingo. (...) Não é necessário fazer do domingo um dia de comércio. Não acho que precisemos ir aos estabelecimentos comerciais comuns no Dia do Senhor. Por que eles ficam abertos? Para conseguir fregueses. Quem são esses fregueses? Bem, nem todos não são membros da Igreja. Vocês sabem disso e eu sei disso."

    O Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze, ensinou:
 "Os profetas modernos nos aconselham a não fazer compras aos domingos. (...) Aqueles, entre nós, que fazem compras aos domingos não podem escapar à responsabilidade de incentivar o comércio a permanecer aberto nesse dia. Os serviços essenciais não podem ser interrompidos, mas a maioria das transações realizadas aos domingos poderia ser evitada se os negociantes e os fregueses estivessem determinados a evitar compras e vendas no dia do Senhor." Meus caros, não é necessário fazer todas essas coisas no dia do Senhor. Encham o tanque de gasolina no sábado, façam compras no sábado. Se você está preocupado com o jogo do seu time, assista o VT no dia seguinte.

    O Pres. Spencer W. Kimball certa vez, conversava com um membro fiel da igreja. Esse foi um pedaço da conversa: "‘Qual é a sua profissão?’ E o homem respondeu: ‘Tenho um posto de gasolina’. Perguntei-lhe: ‘Você trabalha aos domingos?’ Sua resposta foi: ‘Não, eu não trabalho’. ‘Bem, e como você consegue? A maioria dos donos de postos de gasolina acham que precisam abrir aos domingos.’ ‘Eu não tenho problemas’, afirmou ele. ‘O Senhor é bom para mim.’ ‘Há outros postos de gasolina competindo com o seu?’, eu perguntei. ‘Certamente’, ele disse. ‘Do outro lado da rua há um posto que fica aberto o domingo inteiro.’ ‘E você nunca abre?’, tornei a perguntar. ‘Não, senhor’, confirmou ele, ‘e sou grato. O Senhor é bondoso, e tenho o suficiente para minhas necessidades.’"

Ir a igreja é uma ótima forma de guardar o dia do Senhor.
    Na época dos pioneiros, eles não podiam cultivar ou colher nenhum alimento, eles tinham apenas a promessa do profeta de que caso guardassem o dia do Senhor, Ele os abençoaria. Podem imaginar como foi difícil para eles? O Pres. George Albert Smith disse: "Grande parte da tristeza e da angústia que afligem (...) a humanidade podem ser atribuídas ao fato de que ela ignorara a admoestação de seu (Deus) de santificar o Dia do Senhor".  Nossa observância no dia do Senhor vai nos tornar melhores, teremos mais o Espírito. Assim como diz o Hino: "Sê bem vindo Dia Santo(...)" ele tem que ser bem vindo em nossas vidas. O Élder Mark E. Petersen disse: "A observância ou não observância do Dia do Senhor é uma medida inequívoca de nossa atitude para com o Senhor pessoalmente e para com Seu sofrimento no Getsêmani, Sua morte na cruz e Sua ressurreição dos mortos. Demonstra se somos cristãos verdadeiros ou se nossa conversão é tão superficial que a lembrança do sacrifício expiatório pouco ou nada significa para nós"

    Tomar a decisão de guardar o dia do Senhor nos exige fé, obediência e amor pelo nosso Pai Celestial. É um mandamento, não há excessão. Deus espera o máximo de nós, Ele quer que voltemos a Sua presença, Ele nos ama, Sei Disso. Que possamos guardar e incentivar outros a guardarem o dia do Senhor, afinal de contas, é um Dia Santo
 

sábado, 4 de maio de 2013

Namoro

Namoro

    Bom, o namoro na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é um pouco diferente do namoro do mundo, nos dias de hoje posso dizer que é Muito diferente. Quando tinha uns 9 ou 10 anos, muitas vezes, na escola, no inglês, em festas etc. Me perguntavam:
-Moisa, porque você não namora? Daí eu sempre dizia:
- Ah, porque minha religião não permite. Não é bem assim, e hoje tenho consciência disso. Posso dizer que hoje, consigo explicar melhor sobre esse tema.


    O namoro, na verdade, é um momento onde você e seus amigos saem em grupo e você conhece as moças, ou a moça conhece os rapazes. Com isso, os jovens tem experiências duradouras, e com o tempo, farão a escolha para companheiro ou companheira eterno(a). Sair com alguém, exige comprometimento por parte do rapaz, de preparar ou planejar a atividade com a moça. Geralmente não queremos ir em lugares simples quando a questão é levar a moça para sair, geralmente, queremos lugares chiques. (Particularmente e acho bobeira, porque se caso ela não for sua futura esposa e muitas vezes você trabalha, você vai gastar uma nota saindo com ela, para nada. Mas claro, é meu ponto de vista) Escolhemos estes lugares chiques para agradar a moça.

    Os jovens tem que sair com pessoas de um mesmo padrão moral e espiritual ou maior que o deles, para que possam crescer juntos. O Élder Richard G. Scott disse: "Expressai seu amor da mesma maneira que o fariam na presença de seus pais". Muitas vezes vi acontecer de um rapaz namorar uma moça fora da igreja e se afastar. E o mais estranho é que muitas vezes as moças que namoram rapazes fora da igreja, não se afastam. Não estou dizendo que as moças são mais fortes que os rapazes, é que os rapazes, nesse aspecto, são influenciados mais facilmente pelas moças que não são da igreja.
O Para o Vigor da Juventude e revelações modernas ensinam sobre o namoro, dizem:

  • "Não namorem até que tenham pelo menos dezesseis anos de idade. Namorar antes disso pode levar à imoralidade, limitar o número de outros jovens que vocês poderão vir a conhecer e privá-los de experiências que os ajudarão a escolher um parceiro eterno.
  • Nem todos os adolescentes precisam namorar, ou desejam fazê-lo. Muitos jovens não namoram durante sua adolescência porque não estão interessados, não têm oportunidades, ou simplesmente porque desejam retardar a formação de relacionamentos sérios. No entanto, boas amizades podem e devem ser desenvolvidas em todas as idades.
  • Quando começarem a namorar, saiam em grupos ou em pares. Evitem sair sempre com a mesma pessoa. Certifiquem-se de que seus pais sejam apresentados àqueles com quem vocês saem. Vocês poderão convidar seu par para atividades com sua família. Planejem encontros que sejam positivos e não dispendiosos, e que os ajudem a conhecer melhor um ao outro. Façam coisas que ajudem vocês e seus companheiros a manter o auto-respeito e a permanecer próximos do Espírito do Senhor".


    Um trecho de D&C 88:40 diz: A virtude ama a virtude; a luz se apega à luz. O Pres. Thomas S. Monson disse: "Ao sair com uma garota, trate-a com respeito e espere ser tratado da mesma forma." Nós somos diferentes do mundo, vivemos de um modo diferente das pessoas do mundo, estamos no mundo e não fazemos parte dele. Portanto nossos costumes e padrões são diferentes. Nós namoramos assim. Hoje em dia com toda essa facilitação da tecnologia, o mundo manda mensagens e tweets para seus ou suas namorado(as), não estou dizendo que não podemos manda, estou dizendo que não podemos ficar só nisso. "É hora de vocês, nossos jovens maravilhosos, trazerem de volta o antigo conceito de reunir rapazes e moças para um convívio social. Talvez já tenham ouvido falar da experiência de sair com uma pessoa para conhecê-la."(Larry M. Gibson).




sexta-feira, 3 de maio de 2013

Nossos Dons Espirituais

Dons

 
    Primeiramente, o que são dons? Dons são bençãos ou habilidades que nos são dadas através do Espírito Santo. Para quê servem? Servem para abençoar, ajudar ou beneficiar aqueles que amam o Senhor e se esforçam para guardar Seus mandamentos.

    Algumas pessoas nascem com habilidades fora do comum, hoje em dia, o futebol, a mídia, os cantores etc. Tem seus astros mundialmente conhecidos. O Senhor nos dá os dons para ajudar as outras pessoas. Muitas vezes nos argumentamos:
-Ah, como eu queria ter a habilidade dele..
Isso não significa que não podemos alcançar esses dons. O que precisamos fazer para adquirir esses dons é simplesmente treinar. Em D&C 46:8 diz: (...) "Procurai com zelo os melhores dons, lembrando sempre por que são dados". O Senhor quer que busquemos nos aperfeiçoar em algo que não somos assim tão bons, e ajudemos os Seus outros filhos com suas dificuldades.

    Existem vários tipos de Dons Espirituais, tais como:

  • A capacidade de ensinar pelo poder do Espírito Santo (Morôni 10:9–10)
  • O dom da fé (Morôni 10:11).
  • O dom de “ter fé para serem curados” (D&C 46:19).
  • O dom de “ter fé para curar” (D&C 46:20)
  • “A operação de milagres” (I Coríntios 12:10)
  • O dom da profecia (; Morôni 10:13). O Apóstolo João ensinou que “o testemunho de Jesus é o espírito de profecia” 
  • “Ver anjos e espíritos ministradores” (Morôni 10:14).
  • “O discernimento de espíritos” (I Coríntios 12:10; D&C 46:23).
  • O dom de falar em diversos idiomas ou línguas (Morôni 10:15).O dom da “interpretação de línguas” (Morôni 10:16).
    O Presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias possui todos os dons de Deus (D&C 107:92). Ele os usa em benefício da igreja, portanto ele tem o dom de visão, interpretação de linguas, revelação etc. O Senhor abençoa Seus filhos de várias maneiras, de acordo com sua fidelidade, suas necessidades e as necessidades daqueles que eles servem, ou seja, se uma pessoa que você ajuda precisa de seu apoio em uma coisa que você não é bom, você desenvolve o dom para ajudá-lo. A 7ª Regra de fé diz: "Cremos no dom de línguas, profecia, revelação, visões, cura, interpretação de línguas, etc. O Élder Robert D. Hales disse: "Durante nosso tempo aqui na Terra, recebemos o encargo de desenvolver os dons naturais e as habilidades com as quais o Pai Celestial nos abençoou (…) Ao exercitarmos e magnificarmos esses dons, seremos capazes de cumprir os chamados e as responsabilidades que recebermos em nossa vida". 

    O Élder Hales disse ainda mais: "Deus nos deu os dons do Espírito para permitir que nos aproximemos mais de Seu círculo de amor. Ele deseja que recebamos esses dons do Espírito e os magnifiquemos e permitamos que eles cresçam em nós (…) Ao fazermos isso, nossa fé Nele vai crescer e nosso verdadeiro destino será alcançado, que é retornar a Sua presença como Seus valentes filhos e filhas". Ao ajudar nossos amigos, família e conhecidos, temos maior valor pelos nossos dons, eles vão nos auxiliar no dia a dia e nos tornar melhores, vão nos aproximar do Senhor como o Élder Hales disse. Busquemos a cada dia aprimorar nossos dons para que possamos ajudar a todos e um dia voltar a presença de Deus.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Salvação, Nossa Maior Meta

Salvação

    Um dia, todas as pessoas vão morrem, mas por meio da expiação e ressurreição de Cristo, todos nós seremos ressuscitados, seremos salvos da morte física. Assim como o apostolo Paulo disse: "Assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo" (I Coríntios 15:22). Nessa escritura vemos que todos serão salvos, bons e maus. Portanto, é uma dádiva gratuita do Salvador para todos nós.

    O Élder Russell M. Nelson explicou a diferença entre ser salvo e ser exaltado:

  •   "Ser salvo — ou alcançar a salvação — significa ser salvo da morte física e da espiritual. Graças à Ressurreição de Jesus Cristo, todos ressuscitarão e serão salvos da morte física. As pessoas podem ser salvas individualmente da morte espiritual por meio da Expiação de Jesus Cristo caso tenham fé Nele, obedeçam às leis e ordenanças de Seu evangelho e sirvam a Ele."
  •   "Ser exaltado — ou alcançar a exaltação — refere-se ao estado mais elevado de felicidade e glória no reino celestial. Podemos receber essas bênçãos depois de deixarmos esta existência frágil e mortal. O momento de nos prepararmos para a nossa salvação e exaltação futuras é agora."

    A pessoa não pode ser salva em pecado, ela não pode ser salvas simplesmente por ter declarado sua fé em Cristo, mas felizmente, todos podem ser salvos do pecado caso se arrependam e sigam a Jesus Cristo. Muitas pessoas vivem em trevas, não conhecem a luz do evangelho. Em D&C 123:12 diz: "(...) e que só está afastada da verdade por não saber onde encontrá-la." Aqueles que têm um conhecimento de Deus, o Pai, de Jesus Cristo, do propósito da vida, do plano de salvação e de seu potencial eterno estão salvos dessa condição de viver em trevas. Eles seguem o Salvador, que declarou: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida" (João 8:12).

    As escrituras falam da salvação da segunda morte. A segunda morte é a morte espiritual final. Essa segunda morte significa ser afastado da retidão, e não ser recebido em nenhum outro reino, não tendo nenhuma glória. Em D&C 76 fala que quase todas as pessoas que passaram por essa terra tem assegurada a salvação dessa segunda morte, fala também que essa segunda morte não virá antes do julgamento final.

    A vida eterna é a vida com nosso Pai Celestial e Jesus Cristo para sempre (é o Reino de maior glória). Essa exaltação exige que os homens recebam o Sacerdócio de Melquisedeque e que todos os membros da Igreja façam e cumpram os convênios sagrados do templo, inclusive o do casamento eterno. O Élder Russell M. Nelson disse novamente: "O desenvolvimento da fé no Senhor é uma questão individual. O arrependimento também é uma questão individual. As pessoas só podem ser batizadas e receber o Espírito Santo individualmente. Cada um de nós nasce individualmente; da mesma forma, cada um de nós precisa "nascer de novo" individualmente. A salvação é uma questão individual."

    Temos que ajudar outras pessoas a serem salvas. Em Alma 26:30 diz: "E padecemos toda espécie de sofrimentos; e tudo isso para que talvez pudéssemos ser o instrumento da salvação de alguma alma; e supúnhamos que nossa alegria seria completa, se porventura conseguíssemos ser instrumento da salvação de alguns." Precisamos trabalhar com convicção para sermos salvos, o inimigo nunca descança, ele quer nos tornar tão miseráveis quanto ele próprio, ele não quer que sejamos salvos. A salvação depende de nossas escolhas, mas acima de tudo, depende de nossa fé e devoção ao Altíssimo.