domingo, 23 de junho de 2013

Especial #1

Discurso proferido na Reunião Sacramental no dia 23 de Junho de 2013

Sacrifício


    Sacrificar é abandonar algo valioso ou precioso, geralmente com a intenção de alcançar um propósito ou uma meta maior. O sacrifício sempre fez parte do evangelho de Jesus Cristo. É um lembrete do grande sacrifício expiatório de Jesus Cristo por todos aqueles que viveram ou que ainda viverão na Terra. Da época de Adão e Eva até a época de Jesus Cristo, o povo do Senhor praticou a lei do sacrifício. Era ordenado ao povo que oferecesse em sacrifício os primogênitos de seus rebanhos. Esses animais deviam ser perfeitos, sem manchas. A ordenança foi dada para lembrar ao povo que Jesus Cristo, o Primogênito do Pai, viria ao mundo. Ele seria perfeito de todas as formas e Se ofereceria como sacrifício pelos nossos pecados.

    Jesus realmente veio e ofereceu-Se como sacrifício, exatamente como havia sido ensinado que Ele faria. Devido a esse sacrifício, todos serão salvos da morte física pela Ressurreição, e todos poderão ser salvos dos seus pecados pela fé em Jesus Cristo

    Embora o sacrifício por derramamento de sangue tenha terminado, o Senhor ainda nos pede que sacrifiquemos. Mas agora Ele exige um tipo diferente de oferta, como lemos na seguinte escritura: “E vós não me oferecereis mais derramamento de sangue; (…) vossos sacrifícios e holocaustos cessarão (…). E oferecer-me-eis como sacrifício um coração quebrantado e um espírito contrito” (3 Néfi 9:19–20). “Um coração quebrantado e um espírito contrito” significa que ofereceremos profunda tristeza por nossos pecados, humilhando-nos e arrependendo-nos.

    O Élder Dalling H. Oaks diss: “Para a maioria dos seguidores de Cristo, nossos sacrifícios envolvem coisas que fazemos cotidianamente em nossa vida pessoal normal. Nesse sentido, não conheço nenhum grupo cujos membros façam mais sacrifícios do que os santos dos últimos dias. Seus sacrifícios, meus irmãos e irmãs, contrastam imensamente com a busca de realização pessoal que vemos no mundo.”

    Em D&C 98 :13-15 diz: "E quem perder a vida na minha causa, por amor a meu nome, tornará a encontrá-la, sim, a vida eterna. Portanto não temais vossos inimigos, pois decretei em meu coração, diz o Senhor, que vos provarei em todas as coisas para ver se permanecereis em meu convênio, mesmo até a morte, para que sejais considerados dignos. Porque se não permanecerdes em meu convênio, não sereis dignos de mim."

    Amuleque deu tudo o que tinha para servir ao Senhor. Em Alma 15:16 diz: “E aconteceu que Alma e Amuleque, tendo Amuleque abandonado pela palavra de Deus todo o seu ouro e prata e coisas preciosas que estavam na terra de Amonia; e tendo sido repudiado por aqueles que haviam sido seus amigos e também por seu pai e parentes;

    Não só ele deu tudo de si para buscar o Senhor, Leí também foi um grande personagem nesse contexto. Em 1Nefi 2:2-4 diz: “E aconteceu que o Senhor ordenou a meu pai, num sonho, que partisse com a família para o deserto. E aconteceu que ele foi obediente à palavra do Senhor; fez, portanto, o que o Senhor lhe ordenara. E aconteceu que ele partiu para o deserto. E deixou sua casa e a terra de sua herança e seu ouro e sua prata e suas coisas preciosas; e nada levou consigo, a não ser sua família e provisões e tendas; e partiu para o deserto.”

    Os pioneiros no inicio da restauração do evangelho tiveram um papel importantíssimo de fé e devoção. A partir do momento que deixaram tudo para seguir o Senhor, ou seja, ir para Sião (Porque as bênçãos do Templo só existiam em Sião) demonstraram um grande amor ao Senhor. O Élder Oaks na conferência de Abril de 2012 disse: “Meu primeiro exemplo são os pioneiros mórmons. Seu épico sacrifício de vidas, de relacionamentos familiares, de lares e de conforto faz parte do alicerce do evangelho restaurado. Sarah Rich explicou o que motivava aqueles pioneiros ao descrever a ocasião em que seu marido, Charles, foi chamado para uma missão: “Aquele foi um momento realmente difícil para mim e para meu marido, mas o dever nos chamou a separar-nos um do outro por um tempo, e sabendo que [estávamos] obedecendo à vontade do Senhor, sacrificamos nossos próprios sentimentos para estabelecer a obra (…) de ajudar a edificar o Reino de Deus na Terra”

    Uma forma de sacrifício muito comum hoje é o de servir missão. O Élder Oaks ensinou: “Eles dedicam de seis meses a dois anos da vida para ensinar o evangelho de Jesus Cristo e prestar serviço humanitário em mais de 160 países do mundo. Seu trabalho sempre envolve sacrifício, inclusive os anos que dedicam ao trabalho do Senhor e também os sacrifícios feitos para prover fundos para seu sustento.”

Ele continua em seu discurso..  

    Há muitos anos, numa conferência como esta, ouvi falar de um rapaz que conheceu o evangelho restaurado enquanto estudava nos Estados Unidos. Quando esse homem estava prestes a retornar a seu país de origem, o Presidente Gordon B. Hinckley perguntou o que aconteceria com ele quando voltasse para casa como cristão. “Minha família ficará decepcionada”, respondeu o rapaz. “Pode ser que me expulsem de casa e me considerem morto. Quanto ao meu futuro e a minha carreira, todas as oportunidades me serão negadas.”

“Está disposto a pagar um preço tão alto pelo evangelho?” Perguntou o Presidente Hinckley.

 Com lágrimas nos olhos, o rapaz respondeu: “É a verdade, não é?” Quando lhe foi respondido que sim, ele replicou: “Então, o que mais importa?”

    Há algumas semanas estava pensando comigo mesmo sobre a importância do trabalho de serviço ao próximo. Lembrei que a maioria dos sábados eu acordo 7h da manhã pra jogar futebol junto com alguns irmãos aqui da ala e que não tenho problema algum em me levantar. Lembrei também de que os projetos de serviço são geralmente a essa hora no sábado, e que pra acordar e ir ajudar o irmão é só um pouquinho mais difícil. Acho que não é só pra mim que é um pouquinho mais difícil. Pode não ser difícil para nós estudarmos as escrituras todos os dias, mas para outros quem sabe seja. Pode ser que para alguns de nós, manter uma regularidade nas orações seja muito fácil, mas para outros não seja. Pode não ser difícil ir à igreja todos os domingos, mas para outros quem sabe seja. Em Éter 12:27 diz: “E se os homens vierem a mim, mostrar-lhes-ei sua fraqueza. E dou a fraqueza aos homens a fim de que sejam humildes; e minha graça basta a todos os que se humilham perante mim; porque caso se humilhem perante mim e tenham fé em mim, então farei com que as coisas fracas se tornem fortes para eles.”

    O sacrifício está em todo o lugar, e é dado para que possamos mostrar ao Senhor que nos importamos em guardar os Seus mandamentos. O Élder Oaks ensinou: “Creio que os santos dos últimos dias que oferecem serviço e sacrifício abnegados em reverente imitação de nosso Salvador aderem mais plenamente a valores eternos do que qualquer outro grupo de pessoas. Os santos dos últimos dias consideram que seu sacrifício de tempo e recursos faz parte de seu aprendizado e de sua qualificação para a eternidade. Essa é a verdade revelada em Lectures on Faith, que ensina que “uma religião que não exige o sacrifício de todas as coisas jamais terá força suficiente para produzir a fé necessária para a vida e salvação. (…) É por meio desse sacrifício, e dele somente, que Deus ordenou que o homem deva desfrutar a vida eterna”

De certo o Salvador foi nosso maior exemplo de amor e serviço ao próximo. Eliza R. Snow certa vez escreveu:

“Seu sangue pelos homens deu, 
e assim nos libertou; 
Seu sacrifício de amor 
ao mundo resgatou” 


    Entre uma de suas parábolas está a do jovem rico: Um jovem príncipe perguntou ao Salvador: “Que hei de fazer para herdar a vida eterna?” Jesus respondeu: “Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe”. E o príncipe disse: “Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade”. Quando Jesus ouviu isto, disse: “Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me”. Quando o príncipe ouviu isso, ficou triste porque era muito rico e tinha colocado o coração nas riquezas. O jovem príncipe era um bom homem mas, quando foi testado, não se dispôs a sacrificar seus bens terrenos. Por outro lado, os discípulos do Senhor, Pedro e André, estavam prontos a sacrificar tudo pelo reino de Deus. Quando Jesus lhes disse: “Vinde após mim, (…) eles, deixando logo as redes, seguiram-no.”

    O pres. Eyring disse: “Quando me sinto pouco motivado a cumprir meus deveres do sacerdócio por causa de outros interesses e quando meu corpo suplica por um descanso, estas palavras me dão ânimo: “Lembre-se Dele”. O Senhor é nosso exemplo perfeito de diligência no serviço no sacerdócio. Ele é nosso capitão. Ele nos chamou. Vai adiante de nós. Ele nos escolheu para segui-Lo e para levar outros conosco.”

    O Élder M. Russell Ballard que disse: “A lei do sacrifício concede-nos a oportunidade de provar ao Senhor que O amamos acima de qualquer outra coisa. Conseqüentemente, o caminho às vezes se torna difícil porque esse é o processo de perfeição que nos prepara para o reino celestial para “[habitarmos] na presença de Deus e seu Cristo para todo o sempre”.”

    Se compararmos as duas citações veremos que não é porque eles são apóstolos que não vão sofrer tentação. O Élder Eyring disse que quando sentia-se desmotivado vinham as palavras na cabeça dele: “Lembre-se Dele”. Não importa o quão cansado ele estivesse, não importa o quão difícil fosse, o Senhor estaria com ele, assim como Ele está conosco. Em Mosias 2:22 explica isso: “E eis que tudo que ele requer de vós é que guardeis seus mandamentos; e ele prometeu-vos que, se guardásseis seus mandamentos, prosperaríeis na terra; e ele nunca se desvia do que disse; portanto, se guardardes seus mandamentos, ele vos abençoará e far-vos-á prosperar.”

    Como podemos mostrar ao Salvador hoje em dia que queremos nos por de pé nesse altar de sacrifício? O Élder M Russell Ballard nos respondeu: “Demonstramos a Ele ao vivermos o primeiro grande mandamento: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento”. Quando vencermos nossos próprios desejos egoístas e pusermos Deus em primeiro lugar em nossa vida e fizermos convênio de servir a Ele a despeito do custo, então estaremos vivendo a lei do sacrifício(...)O sacrifício é uma demonstração de amor puro.”

    Acredito que temos esse amor puro quando prestamos serviço ao próximo, quando nos dispomos a ajudar um irmão mais necessitado, quando temos o desejo de acordar 6:30 da manhã pra carregar um geladeira da casa de um irmão e ajuda-lo em sua mudança. SEI QUE ESSAS COISAS SÃO VERDADEIRAS, QUE SE NOS SACRIFICARMOS PARA AJUDAR OS FILHOS DE NOSSO PAI CELESTIAL, SEREMOS RECOMPENSADOS, RECOMPENSA ESSA QUE NENHUM BEM MATERIAL PODE TOMAR LUGAR, SEI QUE CRISTO VIVE! ELE NOS AMA E ESSE É O TESTEMUNHO E O DISCURSO QUE EU DEIXO COM OS IRMÃOS NO SAGRADO NOME DE NOSSO SALVADOR JESUS CRISTO. AMÉM



sexta-feira, 21 de junho de 2013

Famílias Eternas e Apresentação

   A irmã Elaine S. Dalton, na última Conferência Geral ensinou as moças: "Moças, certifiquem-se de que seu relacionamento com os outros seja tal, que daqui a 40 anos vocês não se sintam envergonhadas. Nenhuma pressão de colegas, nenhuma aceitação, nenhuma popularidade compensa o rebaixamento dos padrões. Sua influência sobre os rapazes vai ajudá-los a permanecerem dignos do poder do sacerdócio que possuem, dos convênios do templo e do serviço missionário. E quem sabe, daqui a 40 anos, vocês podem até ver um deles se aproximar de você [...] e agradecer-lhe por tê-lo ajudado a manter-se digno de cumprir seu dever do sacerdócio, para servir uma missão honrosa [...]. As escolhas que vocês fazem importam muito. Suas escolhas de hoje afetam não apenas vocês, mas outros também. Elas são de importância eterna." 
  Portanto, se quisermos ter uma família eterna e feliz, precisamos ficar atentos as escolhas que fazemos todos os dias, pois essas influenciarão não só  no nosso futuro mas no das pessoas a nossa volta também. Além disso, o exemplo que damos pode ajudá-los a fazerem melhores escolhas, que não teriam coragem de tomar sozinhos.
    As moças devem incentivar os rapazes a servirem em uma missão de tempo integral e a permanecerem no caminho correto e os rapazes devem honrar o sagrado poder do sacerdócio que possuem.
   Um casamento fora do convênio, pode prejudicar a felicidade familiar e diminuir a quantidade de bênçãos. A presença de um portador do sacerdócio é essencial e a de uma mãe carinhosa, presente e que ensina sobre o evangelho traz mais alegria e harmonia aos membros da família.
   Não aceitem nada menos do que um
casamento eterno, pois a família é uma parte fundamental para o plano de Deus e para nossa própria exaltação e felicidade.
   Bom, sou a Natalie e vou começar a postar aqui no blog, tenho 15 anos, estou no primeiro ano do Ensino Médio. Jogo Minecraft, toco piano, leio bastante, falo inglês e estou começando o francês. Sou membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias desde que nasci, morro de orgulho de ser membro e adoro falar sobre o evangelho com todo mundo! Eu sei que a Igreja é verdadeira, que o Profeta recebe revelações atuais para a Igreja, que Jesus é o Cristo e que sua Expiação nos dá uma segunda chance, uma chance a mais para sermos melhores e alcançarmos a exaltação se nos arrependermos. Sou da ala Cantareira, Estaca São Paulo-Norte, presidente de classe das moças, faço seminário, leio as escrituras todo dia e já estou terminando a designada desse ano (Novo Testamento).

domingo, 16 de junho de 2013

Proposito da Existência do Homem na Terra

O proposito da existência do homem na terra pode ser sintetizado como segue:
1. Para ser provado por Deus "para ver se eles farão todas as coisas que o senhor seu Deus lhe mandar".(Abraão 3:25.)
2. Para receber um corpo de carne e ossos, pois o corpo e o espirito separados "não podem receber a plenitude da alegria". (Veja D&C 93:33-34.)
3. Para provar que pode conservar seu segundo estado, assim como conservou o primeiro, para que tenha "aumento de glória sobre suas cabeças para todo o sempre". (Abraão 3:26.)
4. Para desenvolver os dons e talentos dos quais e herdeiro, para seja capaz de prestar conta apropriada de sua conduta, para que o Senhor possa dizer: "Bem estás, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra na graça de teu senhor." (Veja Mateus 25:21.)
5. para satisfazer os requisitos de tornar herdeiro da glória celeste, tornando-se "sacerdote do Altíssimo segundo a ordem de Melquisedeque".
6. Para ser selado a uma companheira para o tempo e a eternidade, por quem tem autoridade do Senhor, pelo santo sarcedócio, poís "nem o varão é sem sua mulher, nem a mulher e sem o varão, no Senhor".
(I Corintios 11:11) Sem essa ordenança de selamento do casamento, nínguém pode obter o mais alto grau de glória celestial (D&C 131:1-4), "glória que será uma plenitude e uma continuação das sementes para todo o sempre". (D&C 132:19.)
7. Para ter filhos, pois "os filhos são herançado Senhor, e o fruto do ventre o seu garladão... Bem-aventurado o homem que enche deles sua aljava". (Salmo 127:3,5.)


Uma Obra Maravilhosa e um Assombro.

Obrigados a todos por sua atenção nesta postagem.
Meu nome é: Felippe Malagueta Fernandes, e apartir daqui estarei ajudando Moisés Fernandes nas postagens deste blog e sua administração.
Eu sou um membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias a quase 8 anos, sendo que completarei 8 anos de membro no dia 14/11 sendo o mesmo dia do meu aniversario.
Eu nasci meus pais já eram membros da igreja então eu nasci na igreja. Sou uma pessoa tranquila que gosta de fazer novas amizades e mantê-las, as vezes posso parecer um pouco chato mais no geral sou bem tranquilo. Moro na Região Norte do Brasil, mais precisamente em Porto Velho-RO.
Agradeço a atenção de vocês e espero que este blog ajude os ajude!
Se caso tiverem um tema a escolher ou algo a comentar sintam-se a vontade no campo dos comentários!

Permanecer em Lugares Santos

    Permanecer

    Portanto permanecei em lugares santos e não sejais movidos até que venha o dia do Senhor; pois eis que depressa vem, diz o Senhor. Amém. (Doutrina e Convênios 87:8)


    Vivemos em um mundo onde o errado é certo e o certo é errado. Pode parecer que não, mas é. Enquanto alguns vão presos por roubarem outras pessoas, outros são mortos por bêbados, drogados etc...
A escritura acima é o tema da mutual esse ano, confesso que aprendi muito com essa escritura e com o EFY. Posso dizer que ela pode ser um guia na nossa vida. Em Mosias 3:19 diz: "Porque o homem natural é inimigo de Deus e tem-no sido desde a queda de Adão e sê-lo-á para sempre; a não ser que ceda ao influxo do Santo Espírito e despoje-se do homem natural e torne-se santo pela expiação de Cristo, o Senhor; e torne-se como uma criança, submisso, manso, humilde, paciente, cheio de amor, disposto a submeter-se a tudo quanto o Senhor achar que lhe deva infligir, assim como uma criança se submete a seu pai."

    Temos que despojar-nos do homem natural, o Apóstolo Paulo declarou esta verdade: "O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" Esse termo "homem natural" se refere a cada um de nós se nos permitirmos ser assim. O Pres. Thomas S. Monson citou em seu discurso Jonathan Sacks (escritor do Wall Street Journal) que dizia: "Temos despendido nosso capital moral com o mesmo abandono irrefletido com que gastamos nosso capital financeiro (…) Há muitos lugares [no mundo] onde a religião é coisa do passado e não há quem contra-ataque a cultura do compre, gaste, use, ostente, porque você merece. A mensagem é a de que a moralidade é uma coisa ultrapassada, a consciência é para os frouxos, e a ordem dominante é: 'Não se deixar apanhar".

    Os mandamentos são nossos guias nos dias de hoje. São mandamentos, não sugestões. Eles são obrigatórios nos dias de hoje. Pra quem não lembra:
  1. Não terás outros deuses diante de mim.
  2. Não farás para ti imagem de escultura. (…)
  3. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão (…).
  4. Lembra-te do dia do sábado, para o santificar (…).
  5. Honra a teu pai e a tua mãe (…).
  6. Não matarás.
  7. Não adulterarás.
  8. Não furtarás.
  9. Não dirás falso testemunho (…).
  10. Não cobiçarás
    O Pres. Thomas S. Monson disse: "Precisamos estar vigilantes num mundo que se afastou tanto das coisas espirituais. É essencial que rejeitemos tudo aquilo que não condiz com nossos padrões, recusando-nos a desistir daquilo que mais desejamos: a vida eterna no reino de Deus. As tempestades ainda vão bater em nossa porta de tempos em tempos, porque elas são parte inevitável de nossa vida na mortalidade. No entanto, estaremos mais bem equipados para lidar com elas, para aprender com elas e para vencê-las, se tivermos o evangelho em nosso cerne e o amor do Salvador no coração. O profeta Isaías declarou: 'E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança para sempre".

    Um dos meios de permanecer firme é orando. A oração tem um poder enorme, ela pode afastar maus pensamentos, consolar... Mas se pudesse deixar uma dica pra cada um de vocês diria: Façam da sua casa um Lugar Santo, eu por exemplo, coloquei um papel colado na porta do quarto escrito: "Meu quarto é um Lugar Santo?" e a escritura de Doutrina e Convênios 87:8 embaixo. Outro meio é fortalecer o Testemunho. Faço prova de que um testemunho forte faz com que a pessoa permaneça firme. E por último, o estudo regular das escrituras amplia e solidifica nossa visão das coisas espirituais e é um "remédio" para nossa alma. Quando lemos o Livro de Mórmon temos menos desejo de pecar.

    Que possamos nos fortalecer e encontrar um alicerce em que permaneçamos em lugares santos. " E agora, meus filhos, lembrai-vos, lembrai-vos de que é sobre a rocha de nosso Redentor, que é Cristo, o Filho de Deus, que deveis construir os vossos alicerces; para que, quando o diabo lançar a fúria de seus ventos, sim, seus dardos no torvelinho, sim, quando todo o seu granizo e violenta tempestade vos açoitarem, isso não tenha poder para vos arrastar ao abismo da miséria e angústia sem fim, por causa da rocha sobre a qual estais edificados, que é um alicerce seguro; e se os homens edificarem sobre esse alicerce, não cairão."(Helamã 5:12). Que possamos Permanecer em Lugares Santos e sermos elevados no último dia, caso seja a vontade do Senhor. Ele nos prometeu: "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça".










quarta-feira, 12 de junho de 2013

Porque se manter saudável?

Saúde Física e Emocional


    Após algum tempo sem redigir nada, estou aqui pra falar um pouco sobre a seção 89 de Doutrina e Convênios. Vocês já devem ter ouvido falar sobre palavra de sabedoria? Caso não, a palavra de sabedoria consiste em se abster de drogas, café, alguns chás.. Porque possuem substancias que podem prejudicar o corpo. Pra quem faz seminário e já fez o ano de Doutrina e Convênios sabe muito bem desta seção 

    Vou começar com essa escritura D&C 89:18-19: "E todos os santos que se lembrarem de guardar e fazer estas coisas, obedecendo aos mandamentos, receberão saúde para o umbigo e medula para os ossos;  E encontrarão sabedoria e grandes tesouros e conhecimento, sim, tesouros ocultos;" Nosso corpo é um TEMPLO, ou seja, algo extremamente sagrado, ele é uma dádiva de Deus. Os profetas ensinam que se guardamos a palavra de sabedoria permaneceremos livres de vícios prejudiciais e manteremos o controle sobre sua própria vida. Ganharemos as bênçãos de um corpo saudável, uma mente alerta e a orientação do Espírito Santo e por fim estaremos preparados para servir ao Senhor.

    Para cuidar bem do corpo, é necessário se alimentar bem, se exercitar e dormir o suficiente, é necessário haver equilíbrio em nossas vidas. Os profetas ensinam: "Não bebam café ou chá preto. Nunca façam uso de produtos derivados do tabaco ou de qualquer tipo de bebidas alcoólicas; essas coisas viciam e são prejudiciais para o corpo e o espírito. A pessoa que fica sob a influência do álcool tem menor capacidade de julgamento e autocontrole. O hábito de beber pode levar também ao alcoolismo, que destrói as pessoas e as famílias."


    Os vícios prejudicam o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual. Eles prejudicam as relações com a família e os amigos e diminuem a autoestima. Limitam nossa capacidade de fazer nossas próprias escolhas. Se estivermos lutando contra qualquer tipo de vício, é necessário agora mesmo a ajuda dos seus pais e do seu bispo. A saúde emocional também é importante, ela pode afetar nosso bem estar físico e espiritual. A frustração, tristeza, solidão fazem parte disso, é normal na vida você ter esses sentimentos, mas não é bom que eles se prolonguem.

    Há pesquisas que mostram que membros da igreja vivem mais do que as pessoas que não guardam a palavra de sabedoria. Em Doutrina e Convênios 130, lemos: "Há uma lei, irrevogavelmente decretada no céu antes da fundação deste mundo, na qual todas as bênçãos se baseiam— E quando recebemos uma bênção de Deus, é por obediência à lei na qual ela se baseia" (D&C 130:20–21). A obediência deste mandamento por acaso traz a benção de uma vida saudável. Bebida, fumo.. rondam o mundo de uma forma comum. A sociedade de hoje se prende ao conceito de que para se divertir tem que ariscar sua vida. Por exemplo: Uma pessoa bebeu muito, está longe de si, não tem ninguém para ajudá-lo pois seus amigos também estão bêbados, o que pode acontecer? Simplesmente acabar com a vida dele sem saber, porque está sob influencia de algo que o torna incapaz de fazer escolhas, está a mercê de algo mais forte, sem domínio, sem controle.

    Esse é um dos pontos positivos de guardar a Palavra de Sabedoria, não fica dependente de algo que pode tirar sua vida. Outros pontos também surgem. Mas eu sei que a obediência a esse mandamento vale a pena e que auxilia no seu cotidiano, te deixa mais esperto, mais sensível ao espírito. Tenhamos esse desejo, e seremos melhores.