domingo, 26 de abril de 2020

Receber a Palavra do Senhor nos Dias Atuais (Parte 1)

"O SOLO"

Somente Homens seguiram Lúcifer na Rebelião nos Céus?


    Quero aproveitar esse momento para escrever um pouco sobre como podemos receber a palavra do Senhor em nossos corações e o que as escrituras nos ensinam sobre isso. Antes de dar início a esse estudo ao qual me referi como "o solo" no título, desejo falar um pouco sobre a guerra que ocorreu no céu, ou melhor, sobre a guerra que teve inicio no céu e continua até hoje. Vou usar P para perguntas e R para respostas. Acho que vai ficar mais fácil de entender dessa maneira:

  • P: Qual a pior coisa que pode te acontecer em uma guerra?
  • R: Você morrer, certo? (Morte física, o espirito continua a viver)
  • P: Qual a pior coisa que se pode acontecer em uma guerra de espíritos?
  • R: Morte espiritual. (Ser separado de Deus)
  • P: Quais eram nossas armas nessa guerra espiritual?
  • R: Sabemos que a única arma que vence tanto a morte física quanto a espiritual é o "sangue do Cordeiro", ou a expiação de Cristo. Bom, nossa arma é encontrada no livro de Apocalipse, capítulo 12, versículo 11:

"E eles o venceram [Satanás] pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho;"
    Se lutamos pela palavra de nosso testemunho, isso se torna crítico: precisamos ganhar um testemunho porque a única forma de se vencer aqui, é da mesma forma como vencemos lá! Sei que usei o termo "ganhar um testemunho", mas creio que o termo mais adequado seja "crescer um testemunho". Vamos imaginar por um momento que estamos começando a trabalhar no nosso próprio jardim. Decidimos ir numa casa de jardinagem e falamos pro atendente que queremos começar a mexer nesse nosso jardim. Talvez a primeira pergunta que ele nos faça é: "que tipo de solo você tem?" e se eu e você quisermos fazer crescer um testemunho, deveríamos nos fazer a mesma pergunta.

    Ao abrir em Mateus 13, encontramos a parábola do semeador. Ao começar pelo versículo 3, lemos:
"Eis que o semeador saiu a semear.
E quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram, e sufocaram-na.
E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um grão produziu cem, outro sessenta e outro trinta."

"E quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;".
    Esse primeiro solo foi pisoteado, compactado e endurecido, não por anos, mas por gerações. Não é de se surpreender que, no momento em que o semeador jogasse as sementes no caminho, os pássaros pudessem ver ou até mesmo escutar essas sementes caindo no chão duro, e, ao irem ao encontro delas, as devorassem. Então o Salvador diz no versículo 19: "Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho;". Quando tentamos fazer com que um testemunho cresça em nós, o Salvador disse que o inimigo estará a espreita para tentar arrancar-lo a qualquer custo. Foi dito a Joseph Smith que "Satanás pensa anular teu testemunho"(D&C 10:33).
    Nas escrituras, encontramos alguém cujo coração foi endurecido por muitos anos (Alma, o filho). O que o Senhor fez para preparar o solo do coração dele? Lemos em Alma 36:12, 17:
"Mas fui torturado com eterno tormento, porque minha alma estava atribulada no mais alto grau e atormentada por todos os meus pecados.
E aconteceu que enquanto eu estava sendo assim atormentado e enquanto eu estava perturbado pela lembrança de tantos pecados, eis que me lembrei também de ter ouvido meu pai profetizar ao povo sobre a vinda de um Jesus Cristo, um Filho de Deus, para expiar os pecados do mundo."
    A palavra "atribulada" no inglês é harrowed up. Se buscarmos "harrow" no google tradutor, encontraremos o substantivo "grade". Pra quem acha que estou me referindo a "uma série de barras verticais paralelas espaçadas destinada a fechar ou resguardar um lugar" se enganou. Grade (na agricultura) é uma "estrutura constituída por traves de madeira ou ferro terminadas em pontas de ferro, para aplanar ou cobrir sementes de terreno já cultivado."

Resultado de imagem para harrow
Harrow ou Grade
Imagine uma noite familiar prática a qual será demonstrado o real significado dessa palavra. Você se voluntaria para esse experimento. Então você se deita sobre o jardim enquanto alguém passa com a grade por cima de você. Se tudo der certo, você vai ter umas marcas pelo resto da vida. Não é engraçado? O Senhor teve que preparar o solo do coração de Alma dessa forma, para que pudesse ser plantada uma nova semente. Embora tenha sido uma experiência interessante, esse não é o tipo de solo que estamos procurando. "Então, se nosso coração se endurecer, sim, se endurecermos o coração contra a palavra, a tal ponto que em nós ela não seja encontrada, então nossa condição será terrível; porque então seremos condenados."(Alma 12:13). A condição final desse solo é condenação!


"E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;"
    Nesse segundo tipo de solo, encontramos um pouco de terra boa, já que ela chega a brotar, mas não há terra boa o suficiente para que a raiz fique profundamente enraizada. O Salvador ensina: "Porém o que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se ofende;"


"E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram, e sufocaram-na."
    Esse tipo de solo tem vegetação. Então, de um jeito ou de outro, tem que ser bom já que temos outras coisas crescendo nele. Mas esse é o problema: tem coisas demais crescendo ali! O Senhor faz esse comentário no versículo 22: "E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;" Gosto desse comentário porque fica claro o que são as ervas daninhas. Se vamos fazer crescer nosso testemunho, temos que ter em mente que elas estarão em nosso jardim.
    A seção 40 de Doutrina e Convênios é uma seção inteiramente dedicada a James Covel. O Senhor revelou:
"Eis que em verdade vos digo que o coração de meu servo James Covel era reto diante de mim, pois fizera comigo convênio de que obedeceria à minha palavra.
E ele recebeu a palavra com alegria, mas imediatamente Satanás o tentou; e o temor da perseguição e os cuidados do mundo fizeram-no rejeitar a palavra.
Portanto, quebrou meu convênio e cabe a mim fazer com ele o que me parecer melhor. Amém."
Aqui estão algumas ervas daninhas espirituais que costumamos encontrar:

  • "Cuidados do mundo"
  • "Sedução das riquezas"
  • "Ambições de outras coisas"(Marcos 4:19)
  • Dúvidas e Medos

    No Velho Testamento encontramos 613 mandamentos. Os doutores da lei, que contaram os mandamentos, costumavam debater sobre qual dentre esses seria o maior na lei. Então, quando Cristo está em seu ministério, esse debate acontece:
"Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."
Toda a lei = primeiros 5 livros do Velho Testamento.
Os profetas = todos os outros livros do VT.
Em Deuteronômio 22:9 encontramos um mandamento muito interessante:
"Não semearás a tua vinha com diferentes espécies de semente, para que não se corrompa o fruto da semente que semeares, e o produto da vinha."
Image result for cornfield and bindweedPor que plantaríamos boas e más sementes em um mesmo jardim? Aqui temos um exemplo de uma plantação de trigo e, junto a ela, uma planta chamada "bons-dias", conhecida por ser uma trepadeira. Se você regar no exato lugar onde as duas cresceram juntas, qual delas fica com a água? Ambas vão brigar por água e nutrientes no solo, e, quando vier a colheita, você talvez não tenha o tanto de trigo produzido que esperava. O Elder Bruce R. McConkie disse:

"Se a semente cai entre os espinhos, está em um bom solo, como é evidenciado pelo crescimentos de plantas indesejadas. Mas a boa planta logo é sufocada e morre porque não pode superar a influência das ervas daninhas e dos cardos. (...) E ao invés de ganharem a vida eterna, serão queimados juntamente o joio que os venceu." (Tradução livre, Doctrinal New Testament Commentary, 1: 289.)

"E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um grão produziu cem, outro sessenta e outro trinta."
    Cristo ensina o seguinte a respeito disso: "Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta."
O Elder Neal A. Maxwell disse:
"As pessoas que estão fundamentadas no Senhor e em Seu evangelho têm um sistema profundo e extenso de raízes. Tendo aplicado os vários princípios e verdades do evangelho, eles têm, por sua vez, fé específica desses princípios e experiência com cada um deles. Sua fé não é um sentimento generalizado, mas reflete uma experiência específica com princípios entrelaçados. Quando alguém está tão ancorado, pode evitar as formas mais comuns e fatais de cair, que Jesus descreveu como tentação, perseguição, tribulação e os cuidados, riquezas e prazeres desta vida.(We Will Prove Them Herewith, 17-18.)

    Ao dar continuidade a esse assunto, lembro-me de Alma, quando chefiava uma missão para ajudar os zoramitas dissidentes a voltarem para o caminho da fé. Chegando na cidade, encontra um grupo de pessoas adorando nas sinagogas. Se recordarmos bem, um grupo específico encontrado por Alma foi privado de sua adoração nessas sinagogas, "sendo considerados como imundície porque eram pobres."(Alma 32:3). Um homem influente entre eles diz: "Que deverão fazer estes meus irmãos, pois são desprezados por todos devido a sua pobreza; sim, (...) não temos um lugar onde adorar nosso Deus; que devemos fazer?"(vers. 5).
Alma não começa seu discurso com "Eis que o semeador saiu a semear.". Ele já identificou o tipo de solo que eles tinham. Ao invés de ensinar sobre que tipo de solo deveriam ter, ele começa a ensinar sobre a segunda parte: a semente.
Publicarei mais adiante essa segunda parte.



Ponto de Vista: Prosseguir com Fé - Notícias da Igreja

Um comentário: