domingo, 23 de junho de 2013

Especial #1

Discurso proferido na Reunião Sacramental no dia 23 de Junho de 2013

Sacrifício


    Sacrificar é abandonar algo valioso ou precioso, geralmente com a intenção de alcançar um propósito ou uma meta maior. O sacrifício sempre fez parte do evangelho de Jesus Cristo. É um lembrete do grande sacrifício expiatório de Jesus Cristo por todos aqueles que viveram ou que ainda viverão na Terra. Da época de Adão e Eva até a época de Jesus Cristo, o povo do Senhor praticou a lei do sacrifício. Era ordenado ao povo que oferecesse em sacrifício os primogênitos de seus rebanhos. Esses animais deviam ser perfeitos, sem manchas. A ordenança foi dada para lembrar ao povo que Jesus Cristo, o Primogênito do Pai, viria ao mundo. Ele seria perfeito de todas as formas e Se ofereceria como sacrifício pelos nossos pecados.

    Jesus realmente veio e ofereceu-Se como sacrifício, exatamente como havia sido ensinado que Ele faria. Devido a esse sacrifício, todos serão salvos da morte física pela Ressurreição, e todos poderão ser salvos dos seus pecados pela fé em Jesus Cristo

    Embora o sacrifício por derramamento de sangue tenha terminado, o Senhor ainda nos pede que sacrifiquemos. Mas agora Ele exige um tipo diferente de oferta, como lemos na seguinte escritura: “E vós não me oferecereis mais derramamento de sangue; (…) vossos sacrifícios e holocaustos cessarão (…). E oferecer-me-eis como sacrifício um coração quebrantado e um espírito contrito” (3 Néfi 9:19–20). “Um coração quebrantado e um espírito contrito” significa que ofereceremos profunda tristeza por nossos pecados, humilhando-nos e arrependendo-nos.

    O Élder Dalling H. Oaks diss: “Para a maioria dos seguidores de Cristo, nossos sacrifícios envolvem coisas que fazemos cotidianamente em nossa vida pessoal normal. Nesse sentido, não conheço nenhum grupo cujos membros façam mais sacrifícios do que os santos dos últimos dias. Seus sacrifícios, meus irmãos e irmãs, contrastam imensamente com a busca de realização pessoal que vemos no mundo.”

    Em D&C 98 :13-15 diz: "E quem perder a vida na minha causa, por amor a meu nome, tornará a encontrá-la, sim, a vida eterna. Portanto não temais vossos inimigos, pois decretei em meu coração, diz o Senhor, que vos provarei em todas as coisas para ver se permanecereis em meu convênio, mesmo até a morte, para que sejais considerados dignos. Porque se não permanecerdes em meu convênio, não sereis dignos de mim."

    Amuleque deu tudo o que tinha para servir ao Senhor. Em Alma 15:16 diz: “E aconteceu que Alma e Amuleque, tendo Amuleque abandonado pela palavra de Deus todo o seu ouro e prata e coisas preciosas que estavam na terra de Amonia; e tendo sido repudiado por aqueles que haviam sido seus amigos e também por seu pai e parentes;

    Não só ele deu tudo de si para buscar o Senhor, Leí também foi um grande personagem nesse contexto. Em 1Nefi 2:2-4 diz: “E aconteceu que o Senhor ordenou a meu pai, num sonho, que partisse com a família para o deserto. E aconteceu que ele foi obediente à palavra do Senhor; fez, portanto, o que o Senhor lhe ordenara. E aconteceu que ele partiu para o deserto. E deixou sua casa e a terra de sua herança e seu ouro e sua prata e suas coisas preciosas; e nada levou consigo, a não ser sua família e provisões e tendas; e partiu para o deserto.”

    Os pioneiros no inicio da restauração do evangelho tiveram um papel importantíssimo de fé e devoção. A partir do momento que deixaram tudo para seguir o Senhor, ou seja, ir para Sião (Porque as bênçãos do Templo só existiam em Sião) demonstraram um grande amor ao Senhor. O Élder Oaks na conferência de Abril de 2012 disse: “Meu primeiro exemplo são os pioneiros mórmons. Seu épico sacrifício de vidas, de relacionamentos familiares, de lares e de conforto faz parte do alicerce do evangelho restaurado. Sarah Rich explicou o que motivava aqueles pioneiros ao descrever a ocasião em que seu marido, Charles, foi chamado para uma missão: “Aquele foi um momento realmente difícil para mim e para meu marido, mas o dever nos chamou a separar-nos um do outro por um tempo, e sabendo que [estávamos] obedecendo à vontade do Senhor, sacrificamos nossos próprios sentimentos para estabelecer a obra (…) de ajudar a edificar o Reino de Deus na Terra”

    Uma forma de sacrifício muito comum hoje é o de servir missão. O Élder Oaks ensinou: “Eles dedicam de seis meses a dois anos da vida para ensinar o evangelho de Jesus Cristo e prestar serviço humanitário em mais de 160 países do mundo. Seu trabalho sempre envolve sacrifício, inclusive os anos que dedicam ao trabalho do Senhor e também os sacrifícios feitos para prover fundos para seu sustento.”

Ele continua em seu discurso..  

    Há muitos anos, numa conferência como esta, ouvi falar de um rapaz que conheceu o evangelho restaurado enquanto estudava nos Estados Unidos. Quando esse homem estava prestes a retornar a seu país de origem, o Presidente Gordon B. Hinckley perguntou o que aconteceria com ele quando voltasse para casa como cristão. “Minha família ficará decepcionada”, respondeu o rapaz. “Pode ser que me expulsem de casa e me considerem morto. Quanto ao meu futuro e a minha carreira, todas as oportunidades me serão negadas.”

“Está disposto a pagar um preço tão alto pelo evangelho?” Perguntou o Presidente Hinckley.

 Com lágrimas nos olhos, o rapaz respondeu: “É a verdade, não é?” Quando lhe foi respondido que sim, ele replicou: “Então, o que mais importa?”

    Há algumas semanas estava pensando comigo mesmo sobre a importância do trabalho de serviço ao próximo. Lembrei que a maioria dos sábados eu acordo 7h da manhã pra jogar futebol junto com alguns irmãos aqui da ala e que não tenho problema algum em me levantar. Lembrei também de que os projetos de serviço são geralmente a essa hora no sábado, e que pra acordar e ir ajudar o irmão é só um pouquinho mais difícil. Acho que não é só pra mim que é um pouquinho mais difícil. Pode não ser difícil para nós estudarmos as escrituras todos os dias, mas para outros quem sabe seja. Pode ser que para alguns de nós, manter uma regularidade nas orações seja muito fácil, mas para outros não seja. Pode não ser difícil ir à igreja todos os domingos, mas para outros quem sabe seja. Em Éter 12:27 diz: “E se os homens vierem a mim, mostrar-lhes-ei sua fraqueza. E dou a fraqueza aos homens a fim de que sejam humildes; e minha graça basta a todos os que se humilham perante mim; porque caso se humilhem perante mim e tenham fé em mim, então farei com que as coisas fracas se tornem fortes para eles.”

    O sacrifício está em todo o lugar, e é dado para que possamos mostrar ao Senhor que nos importamos em guardar os Seus mandamentos. O Élder Oaks ensinou: “Creio que os santos dos últimos dias que oferecem serviço e sacrifício abnegados em reverente imitação de nosso Salvador aderem mais plenamente a valores eternos do que qualquer outro grupo de pessoas. Os santos dos últimos dias consideram que seu sacrifício de tempo e recursos faz parte de seu aprendizado e de sua qualificação para a eternidade. Essa é a verdade revelada em Lectures on Faith, que ensina que “uma religião que não exige o sacrifício de todas as coisas jamais terá força suficiente para produzir a fé necessária para a vida e salvação. (…) É por meio desse sacrifício, e dele somente, que Deus ordenou que o homem deva desfrutar a vida eterna”

De certo o Salvador foi nosso maior exemplo de amor e serviço ao próximo. Eliza R. Snow certa vez escreveu:

“Seu sangue pelos homens deu, 
e assim nos libertou; 
Seu sacrifício de amor 
ao mundo resgatou” 


    Entre uma de suas parábolas está a do jovem rico: Um jovem príncipe perguntou ao Salvador: “Que hei de fazer para herdar a vida eterna?” Jesus respondeu: “Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe”. E o príncipe disse: “Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade”. Quando Jesus ouviu isto, disse: “Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me”. Quando o príncipe ouviu isso, ficou triste porque era muito rico e tinha colocado o coração nas riquezas. O jovem príncipe era um bom homem mas, quando foi testado, não se dispôs a sacrificar seus bens terrenos. Por outro lado, os discípulos do Senhor, Pedro e André, estavam prontos a sacrificar tudo pelo reino de Deus. Quando Jesus lhes disse: “Vinde após mim, (…) eles, deixando logo as redes, seguiram-no.”

    O pres. Eyring disse: “Quando me sinto pouco motivado a cumprir meus deveres do sacerdócio por causa de outros interesses e quando meu corpo suplica por um descanso, estas palavras me dão ânimo: “Lembre-se Dele”. O Senhor é nosso exemplo perfeito de diligência no serviço no sacerdócio. Ele é nosso capitão. Ele nos chamou. Vai adiante de nós. Ele nos escolheu para segui-Lo e para levar outros conosco.”

    O Élder M. Russell Ballard que disse: “A lei do sacrifício concede-nos a oportunidade de provar ao Senhor que O amamos acima de qualquer outra coisa. Conseqüentemente, o caminho às vezes se torna difícil porque esse é o processo de perfeição que nos prepara para o reino celestial para “[habitarmos] na presença de Deus e seu Cristo para todo o sempre”.”

    Se compararmos as duas citações veremos que não é porque eles são apóstolos que não vão sofrer tentação. O Élder Eyring disse que quando sentia-se desmotivado vinham as palavras na cabeça dele: “Lembre-se Dele”. Não importa o quão cansado ele estivesse, não importa o quão difícil fosse, o Senhor estaria com ele, assim como Ele está conosco. Em Mosias 2:22 explica isso: “E eis que tudo que ele requer de vós é que guardeis seus mandamentos; e ele prometeu-vos que, se guardásseis seus mandamentos, prosperaríeis na terra; e ele nunca se desvia do que disse; portanto, se guardardes seus mandamentos, ele vos abençoará e far-vos-á prosperar.”

    Como podemos mostrar ao Salvador hoje em dia que queremos nos por de pé nesse altar de sacrifício? O Élder M Russell Ballard nos respondeu: “Demonstramos a Ele ao vivermos o primeiro grande mandamento: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento”. Quando vencermos nossos próprios desejos egoístas e pusermos Deus em primeiro lugar em nossa vida e fizermos convênio de servir a Ele a despeito do custo, então estaremos vivendo a lei do sacrifício(...)O sacrifício é uma demonstração de amor puro.”

    Acredito que temos esse amor puro quando prestamos serviço ao próximo, quando nos dispomos a ajudar um irmão mais necessitado, quando temos o desejo de acordar 6:30 da manhã pra carregar um geladeira da casa de um irmão e ajuda-lo em sua mudança. SEI QUE ESSAS COISAS SÃO VERDADEIRAS, QUE SE NOS SACRIFICARMOS PARA AJUDAR OS FILHOS DE NOSSO PAI CELESTIAL, SEREMOS RECOMPENSADOS, RECOMPENSA ESSA QUE NENHUM BEM MATERIAL PODE TOMAR LUGAR, SEI QUE CRISTO VIVE! ELE NOS AMA E ESSE É O TESTEMUNHO E O DISCURSO QUE EU DEIXO COM OS IRMÃOS NO SAGRADO NOME DE NOSSO SALVADOR JESUS CRISTO. AMÉM



Nenhum comentário:

Postar um comentário