quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Farol do Senhor

Farol Les Éclaireurs
O farol Les Éclaireurs ergue-se como uma sentinela em sua ilhota no frio Canal Beagle. Les Éclaireurs em francês significa “iluminadores” ou “escoteiros”, e é um farol que emite luz a cada dez segundos de seu posto isolado.
Cinco milhas náuticas (oito quilômetros) ao norte está a cidade mais austral da Argentina, Ushuaia, situada na ponta do arquipélago da Terra do Fogo. Ao sul, a 145 quilômetros, está o Cabo Horn e depois o gelado oceano Antártico.
Para aqueles que se filiaram à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no lugar em que os moradores chamam de “o fim do mundo”, o farol Les Éclaireurs serve como uma metáfora para o evangelho restaurado. Como um farol, o evangelho é um guia que os tirou das trevas espirituais do mundo e os levou em segurança à terra firme, ancorados na fé.
O Presidente Monson, em um de seus discursos, disse:
“Ao olharmos para o mundo que nos cerca, deparamo-nos com problemas graves e preocupantes. O mundo parece ter se soltado do ancoradouro seguro e se afastado do porto da paz. A permissividade, a imoralidade, a pornografia, a desonestidade e muitos outros males fazem com que muitos sejam jogados de um lado para o outro no mar do pecado e despedaçados nos recifes pontiagudos das oportunidades perdidas, das bênçãos negadas e dos sonhos desfeitos.”
Infelizmente, estamos vivendo em um mundo que os padrões tradicionais de moralidade e comportamento foram quase totalmente eliminados, o lema de hoje é “vale tudo”. O mundo considera fora de moda e antiquados os padrões comprovados pelo tempo. Pertencemos a uma Igreja que espera que os padrões sejam cumpridos. As coisas que sempre foram erradas no passado continuam sendo erradas hoje. A Igreja não modifica os padrões adaptando-os aos novos costumes da sociedade em que vivemos. Para nos afastarmos desses males, identificarmos o caminho correto e mantermos os padrões, devemos nos focar no farol do Senhor, pois como disse o Presidente Monson: “Não há neblina tão densa, noite tão escura, temporal tão forte, marinheiro tão perdido que seu facho de luz não possa resgatar. O farol do Senhor envia sinais prontamente reconhecidos e infalíveis.”.
O Presidente Gordon B. Hinckley contou uma experiência que teve quando era menino e estava dentro de um antigo carroção de fazenda com seu irmão Sherman, à noite. Eles estavam “olhando para as incontáveis estrelas do céu e ficaram apontando para as estrelas conhecidas, traçando o contorno da constelação da Ursa Maior para encontrarem a Estrela Polar”. O Presidente Hinckley disse que ficava fascinado com a Estrela Polar. Independentemente da rotação da Terra, a Estrela Polar mantinha sua posição no céu e nunca se movia. Ele disse: “Eu a reconhecia como uma constante em meio à mudança. Era algo com que podíamos contar sempre, uma coisa digna de confiança, uma âncora num firmamento aparentemente instável e sempre em movimento”
Podemos contar que, como a Estrela Polar, o farol do Senhor sempre estará lá para nos ajudar a nos manter no caminho.
O Senhor nos enviou a mundo que não está equipado para oferecer-nos a ajuda necessária para realizar essa dura jornada. Por isso, muitos parecem ter-se afastado do porto de paz. Mas quando precisarmos podemos contar com o Senhor e ele vai nos abençoar e guiar se O invocarmos.
Estamos na corrida da vida. Não é uma corrida curta, parece mais uma maratona, Seremos testados, provados e avaliados de acordo com os padrões estabelecidos por Deus.
Existe um caminho para a segurança? Sim! E encontraremos esse caminho ao olhar para o farol do Senhor, pois ele nunca falha e seus sinais são facilmente vistos. Ele nos chama e nos leva para o caminho correto e seguro, rumo ao nosso lar celestial, guiados pelo Espírito, que nos ajudará a saber o que devemos fazer.
O livreto Para o Vigor da Juventude é um artificio que nos serve como um farol do Senhor, já que ele nos ajuda a perceber o que há de errado no mundo a nossa volta e a evitar esse tipo de coisa, nos mantendo firmes no caminho correto.
Também existem três sinais vitais do farol do Senhor, ensinados pelo Presidente Monson, que vão nos ajudar a voltar ao Pai, que nos aguarda ansiosamente. Esses três sinais são: crer, obedecer e perseverar.
  • Crer: que somos filhos do Pai Celestial, que Ele nos ama e que estamos todos aqui para atingir um propósito glorioso, que é alcançar nossa salvação eterna, como diz o Tema das Moças.
  • Obedecer: devemos obedecer às leis de Deus, pois elas nos foram dadas por um Pai Celestial amoroso e se forem cumpridas, nossa vida será menos complicada e nossos desafios e problemas serão mais fáceis de suportar.
  • Perseverar: perseverar significa suportar com coragem. É preciso coragem para crer e obedecer e será necessário perseverar até nosso último suspiro nessa existência mortal. Devemos perseverar, principalmente, na nossa meta de voltar a viver com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário