domingo, 4 de agosto de 2013

Um Padrão a Ser Seguido: Honestidade

Ser Honesto




    Meus caros, neste domingo tive a brilhante ideia de falar sobre esse tema, não tão brilhante porque lembrei de uma experiência que tive (no qual não me orgulho nem um pouco e que não deve ser seguida sob nenhuma circunstancia) que pôde me ajudar neste tempo de minha vida. Como o título e o tema já dizem, hoje é Honestidade, algo que vem fazendo muita falta no mundo de hoje. Vou então começar com duas experiências que tive quando era mais novo.

    Certa vez enquanto ainda morava em Porto Velho e estudava no Objetivo, estava fazendo o 7º ano ou 6ª série. Ia para a escola como todo mundo, 5 vezes na semana e não faltava. Todos nós tínhamos grupinhos para conversar na hora do intervalo ou na hora do recreio como alguns gostam de chamar. Esse grupinho era formado por 5 pessoas, das quais eu era um. E eu não queria ser diferente deles, queria fazer o que eles faziam, jogar o que eles jogavam e ser inteligente como alguns eram.

    Esses amigos muitas vezes me davam lanche na escola, não porque eu estava com fome (minha mãe me dava comida) mas já que eles ofereciam, nunca que iria recusar é claro. Então, eles me davam a ficha do lanche e eu todo feliz ia lá comprar. E isso se repetia quase todo o dia, até que um dia começaram a comprar vários salgados sem devolver a ficha, escondendo da tia da cantina. A ficha passava de mão em mão fazendo com que todos comessem por um único preço: R$ 2,00. Eu fiz isso algumas vezes, mesmo tendo sido ensinado que era errado. Era muita besteira minha. (Esse é o primeiro exemplo a NÃO ser seguido)

    O segundo também foi na escola, mas foi após o termino das aulas. Certo dia estava esperando meu pai chegar e como ele estava demorando resolvi dar uma volta pelo colégio. Andei até chegar na cantina (impressionante minha fissura por comida). Quando cheguei lá, não tinha ninguém nas lanchonetes e estava aparentemente tudo trancado. Eu disse aparentemente não disse, pois é, empurrei uma grade que tinha envolta e ela abriu. Hoje eu penso: "Porque??" mas na época era só: "Meu pai não chega", "Não aguento chegar em casa", "Vou morrer de fome se não pegar esses doces". Então foi o que eu fiz. Outra besteira que eu fiz, porque ao me deparar com esses dois exemplos a NÃO serem seguidos, percebi que não paguei nenhuma das duas coisas. Nunca mais os vi porque mudei de cidade, mas espero um dia encontra-los e pagá-los.

    Bom, honestidade não é nada mais ou nada a menos do que ser sincero, verdadeiro e sem falsidade o tempo todo. No livreto Sempre Fiéis diz: "Se formos honestos em todos os aspectos, teremos paz de consciência e manteremos o respeito próprio. Edificaremos força de caráter, que nos permitirá servir a Deus e às pessoas. Seremos dignos de confiança aos olhos de Deus e das pessoas ao nosso redor". Ao pensar nisto, lembrei o quão errado estava e me arrependo de ter feito aquelas duas coisas.

    No Sempre Fiéis continua: "Ser honesto geralmente exige coragem e sacrifício, especialmente quando outros tentam persuadir-nos a justificar o comportamento desonesto. Se nos virmos em uma situação assim, podemos lembrar que a paz duradoura resultante de nossa honestidade é muito mais valiosa do que o alívio momentâneo de seguir a multidão." Meus caros, se já fizeram algo do tipo, ou seja, roubaram, enganaram, trapacearam etc. Meu conselho é que se livrem disso. Não esperem o amanhã, porque o amanhã pode ser tarde, assim como foi tarde para mim lembrar disto. Façam igual meu pai e dêem sua palavra de escoteiro e sejam melhores. Vocês terão o Senhor do lado de vocês.

    Ao se encontrarem com esse tipo de problema ou desafio, orem ao Pai Celestial para pedir perdão porque assim como diz a 13ª Regra de Fé "Cremos em ser honestos" e os Mandamentos "Não furtarás. Não dirás falso testemunho" temos que nos confessar por termos pecado. Após haver feito isto, acertar-se com aquela pessoa. Lembrem-se: "A justiça dos virtuosos os livrará, mas na sua perversidade serão apanhados os iníquos."(Provérbios 11:6). É meu conselho que deixo com vocês e até uma próxima. Continuem vendo o Blog e se inscrevam! Um Forte Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário