sábado, 27 de abril de 2013

Fé, Um Dom de Deus.


   
    O que é fé? Temos alguns hinos que explicam o que é fé, mas o apóstolo Paulo também ensinou: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." (Hebreus 11:1). Alma disse algo muito parecido também: "Se tendes fé, tendes esperança nas coisas que se não vêem e que são verdadeiras" (Alma 32:21). É a essência da religião. A fé é uma questão de AÇÃO e PODER.

    Sempre que nós no esforçamos para conseguir alcançar uma meta digna, exercemos fé, ou seja, temos esperança em algo que não podemos ver. Quando a fé é centralizada no Salvador Jesus Cristo, nos conduz à Salvação. Como temos certeza que Cristo veio à Terra e nos deu um meio para sermos salvos? As vezes  pessoas sem fé pode perguntar-se: Por que eu vou para a igreja e perco meu tempo? Como sei que serei respondido nas orações? A resposta éTendo FÉ em Cristo. Ter fé significa confiar totalmente no Salvador, ou seja, acreditar em Seu poder, Sua inteligência e no Seu amor infinitos. Isso inclui acreditar em Seus ensinamentos. Significa acreditar que, mesmo não entendendo todas as coisas, Ele entende.
(não assistindo adequadamente às aulas e sacramental) Por que as vezes eu acho que um dia sem oração não terá problemas? Há diversos outros exemplos. E  fazendo tudo isso, como eu sei que podemos ser salvos?

    A fé é muito mais do que uma crença passiva. A fé é uma questão de AÇÃO e PODER. Cristo disse: "Se tiverdes fé em mim, tereis poder para fazer tudo quanto me parecer conveniente" (Morôni 7:33). A fé nos leva a fazer boas obras, guardar os mandamentos e arrepender de nossos pecados. A fé nos ajuda a vencer a tentação. Alma disse pra Helamã: "Ensina-os a resistirem a todas as tentações do diabo com sua fé no Senhor Jesus Cristo" (Alma 37:33). Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. (Tiago 2:17)

    Cristo operou os milagres pela fé, curou cegos por meio da fé deles, acalmou o mar por meio da fé, multiplicou comida por meio da fé e alimentou a multidão. Quando estamos em épocas de provação, a fé pode nos dar a força necessária para vencer a provação com coragem. Mesmo quando o futuro parece não estar certo, nossa fé em Cristo pode dar-nos paz. A fé é um dom de Deus, é preciso ser nutrida para que cada vez mais se torne forte. Vou comparar a fé a um músculo. É como um braço, se o exercitarmos, ele se desenvolve e fica forte, mas se nada fazemos, ele enfraquece.

    Podemos aumentar nossa fé quando:

  • Oramos ao Pai Celestial: Quando O agradecemos e pedimos bençãos que precisamos, ou que outras pessoas precisam. Estaremos nos aproximando Dele e também do Salvador, além disso ficamos mais atentos ao Espírito Santo
  • Guardando os Mandamentos: Podemos aumentar nossa fé obedecendo a ordem de Deus. Se desejarmos aumentar a fé ao máximo, temos de guardar os convênios que fizemos.
  • Estudo das escrituras e das palavras dos profetas dos últimos dias: O profeta Alma ensinou que a palavra de Deus ajuda a fortalecer a fé. Comparando a palavra a uma semente, ele disse que o "desejo de acreditar" pode levar-nos a "dar lugar" para que a palavra seja "plantada em nosso coração"."Pois sabeis que a palavra vos dilatou a alma e sabeis também que ela germinou, que vossa compreensão começa a iluminar-se e vossa mente começa a expandir-se." Isso fortalecerá e nossa fé. Ao continuarmos a nutrir a palavra em nosso coração, "com grande esforço e com paciência, esperando o fruto, ela criará raiz; e eis que será uma árvore que brotará para a vida eterna" (Ver Alma 32:26–43).
    Não basta apenas acreditar. A fé é uma questão de AÇÃO e PODER. Temos que agir, caso contrário, a fé de nada serve. Mas tenhamos fé, Alma disse: "Então, meus irmãos, colhereis a recompensa de vossa fé e de vossa diligência e paciência e longanimidade, esperando que a árvore vos dê fruto." (Alma 32:43)

Nenhum comentário:

Postar um comentário