quarta-feira, 24 de abril de 2013

Horas Finais da Vida de Cristo

Fim da vida do Salvador

    Dois dias antes da Páscoa, Jesus se reuniu junto com seus apóstolos na casa de Simão. Marta (irmã de Maria e Lázaro) ungiu os pés de Cristo com unguento. Houve um gesto de amor e respeito que ela tinha pelo Salvador muito grande naquele momento, quando ela banhou-Lhe os pés com um creme muito raro. Estima-se que naquela época 300 dinheiros representavam mais ou menos 1 ano de salário. Além disso quando Cristo foi ungido, houvera uma outra representação: De que Cristo estava prestes a morrer (era costume ungir-se o corpo antes de ser sepultado) mas os discípulos fizeram de conta que aquilo não significava o fim de Sua vida.

No dia da Páscoa, Cristo estava comendo junto aos apóstolos quando ele disse que seria traído. Os discípulos se entristecendo perguntaram:" Sou eu? E outro disse: Sou eu?" (Marcos 14:19). Mas Cristo disse: "É um dos doze, que põe comigo a mão no prato." Naquele mesmo momento Judas estava com a mão no prato (descobrimos isso mais na frente). Cristo naquela mesma noite instituiu o sacramento e a ordenança do sacramento, ele partilhou do pão e do vinho, disse que era para eles recordarem do corpo Dele enquanto comiam do pão e que era para recordarem do sangue Dele enquanto bebiam o vinho. (Vemos a ordenança do sacramento no Livro de Mórmon em Morôni 4 e 5). Cristo ainda decidiu ensinar mais uma vez aos apóstolos. Jesus lava os pés dos apóstolos, os dá mais um exemplo de serviço ao próximo e os exorta a servir uns aos outros. Mais tarde Jesus fala para Pedro que ele o negaria 3 vezes. Pedro então respondeu com veemência: "Ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo nenhum te negarei. E da mesma maneira diziam todos também." (Marcos 14: 31).

Cristo vai junto aos discípulos para o jardim do Getsêmani. Getsêmani significa prensa de óleo. Era um lugar onde o óleo de oliva era retirado das azeitonas cruas que eram amargas, daí um grande simbolismo do porque Cristo haver escolhido esse lugar para que ocorresse a expiação. No versículo 33 de Marcos 14 diz que Cristo teve "Pavor" e "começou a angustiar-se." Foi pelo fato Dele ter suados sangue por todos os poros, fazendo com que nós possamos escapar do castigo. Cristo pediu aos discípulos que velassem com ele por uma hora. Foi um pouco mais adiante e pediu ao Pai para que passasse rápido aquela hora, no qual ele estaria expiando. Ele disse: "E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres."(Marcos 14:36). Cristo voltou e os viu dormindo, pediu para que vigiassem e orassem para não caírem em tentação. Cristo foi outra vez e orou dizendo as mesmas palavras, voltou e os encontrou dormindo. Acredito que não foi um gesto de menosprezo apresentado pelos discípulos, eles haviam viajado por muitas horas todos os dias dormindo mal. Tanto é que Cristo diz: "o espirito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.(Marcos 14:38).

Judas O entregou aos sacerdotes. Cristo foi levado ao pátio onde os sumos sacerdotes estavam buscando algum testemunho contra Jesus. A lei exigia 2 ou 3 testemunhas para que um homem fosse condenado à morte, mas nenhum de seus testemunhos era coerente. É interessante (irônico) que os judeus que queriam sacrificar Cristo se esforçaram muito para cumprir a lei das testemunhas, quando não se preocuparam com a lei que proibia o falso testemunho. Foi levado a Pilatos porque foi acusado de blasfêmia ele apenas disse aos sacerdotes: "Mas ele calou-se, e nada respondeu. O sumo sacerdote lhe tornou a perguntar, e disse-lhe: És tu o Cristo, Filho do Deus Bendito? E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu. (Marcos 14:61-62). Razão suficiente para leva-lo a Pilatos. Pedro naquela noite negou Cristo 3 vezes (Marcos 14:66-72).

Cristo passou por um julgamento contra Pilatos. Pilatos sabia que por causa da inveja dos sacerdotes, Cristo havia sido entregue a ele, ele esvai que as acusações eram falsas. Mesmo assim, ele entregou Cristo para satisfazer o povo. Os sacerdotes incitaram a multidão para que soltassem Barrabás e assim foi feito. Após ser dito que seria crucificado os sacerdotes lançaram sortes para ver quem ficaria com a roupa do Salvador. Ficaram surpreendidos porque ninguém sobrevivia a todas as chibatadas que Cristo levou. Foi crucificado na terceira hora (9h). "E por cima dele estava escrita a sua acusação: O REI DOS JUDEUS. E crucificaram com ele dois salteadores, um à sua direita, e outro à esquerda. E cumprindo-se a escritura que diz: E com os malfeitores foi contado."(Marcos 15:26-28). Os judeus zombaram Dele. Houve trevas da hora sexta à hora nona (12-15h). "E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" Foi necessário que o Pai se afastasse do Filho para ter a expiação completa e perfeita. Jesus desceu abaixo de tudo. Enquanto isso acontecia, alguns dos que estavam ali diziam que ele chamava por Elias e deram uma esponja embebedada de vinagre para ele. Nesse minuto "Jesus, dando um grande brado, expirou."

Ele ressuscitou mas esse não é o foco aqui e agora. Quero que pensem o quanto ele foi provado, judiado. Ele morreu defendendo a verdade a todo momento, disso fazemos prova Dele, ele sucumbiu a morte. Por meio do sacrifício expiatório de Cristo podemos nos arrepender, ele nos ensinou, orientou, curou, ensinou, nos amou. Que possamos todos dar mais valor a isto e ajudar os outros a compreender a grandiosidade de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário