domingo, 21 de abril de 2013

O Poder de Tomar Decisões

Arbítrio

    Arbítrio, popularmente conhecido como livre arbítrio. O arbítrio é a capacidade que Deus nos deu para escolhermos e diferenciarmos o certo do errado. Enquanto estamos aqui na Terra somos testados para ver se vamos usá-lo corretamente, se mostraremos amor ao Pai Celestial guardando Seus mandamentos ou não. Temos ainda o auxílio do Espírito Santo (nosso consolador) que vai nos guiar, nos mostrar a escolha certa a fazer.

    Portanto os homens (…) são livres para escolher a liberdade e a vida eterna por meio do grande Mediador de todos os homens, ou para escolherem o cativeiro e a morte (2 Néfi 2:27). Nós somos responsáveis pelas escolhas que fazemos, o Pai Celestial vai nos ajudar a fazer escolhas corretas, mesmo que outros membros de nossa família ou amigos estejam usando o arbítrio de forma incorreta, temos que ter a coragem de permanecer firmes, mesmo que isso signifique ficar sozinho, daremos assim, um exemplo para outras pessoas nos seguirem. As boas escolhas podem nos ajudar a crescer.

    Quando fazemos a escolha certa, ganhamos mais Luz e Verdade, nos dá mais força espiritual e nos mantém firmes. Quando fazemos a escolha errada e nos arrependemos, aprendemos com ela, com isso, a má experiência nos ensina o que não devemos fazer, mostrando como não devemos viver. (nas duas há um crescimento, levando em conta o arrependimento na escolha errada). O profeta Leí ensinou que "os homens são ensinados suficientemente para distinguirem o bem do mal".

     Embora tenhamos a liberdade de tomar decisões, não temos a liberdade de escolher consequência. Seja para o bem ou para o mal, as consequências são o resultado da sua escolha. Certas ações pecaminosas podem nos trazer prazeres mundanos TEMPORÁRIOS, mas essas escolhas ATRASAM seu progresso e CONDUZEM à tristeza e ao sofrimento. As escolhas corretas CONDUZEM à felicidade duradoura e à vida eterna. O Élder Robert D. Hales disse: "O arbítrio, usado com retidão, permite que a luz disperse a escuridão e nos capacite a viver com alegria e felicidade."
Lembrem-se, a escolha da obediência nos dá a verdadeira liberdade. A escolha da desobediência nos dá o cativeiro. Para termos a liberdade de escolher temos que ter:

  • Conhecimento do bem e do mal. "(...)E porque são redimidos da queda tornaram-se livres para sempre, distinguindo o bem do mal; para agirem por si mesmos e não para receberem a ação, salvo se for pelo castigo da lei no grande e último dia, segundo os mandamentos dados por Deus."            (2 Néfi 2:26)
  • Oposição. A oposição nos dá a escolha. "Porque é necessário que haja uma oposição em todas as coisas. Se assim não fosse, meu primogênito no deserto, não haveria retidão nem iniqüidade nem santidade nem miséria nem bem nem mal. Portanto é preciso que todas as coisas sejam compostas em uma; pois se fossem um só corpo, deveriam permanecer como mortas, não tendo vida nem morte, nem corrupção nem incorrupção, nem felicidade nem miséria, nem sensibilidade nem insensibilidade." (2 Néfi 2:11)
  • Lei. Vai julgar o que é certo e errado. Vai nos dizer o que podemos fazer ou não. 
  • Poder de escolher. É o poder propriamente dito que teremos para escolher, seria a nossa capacidade de fazer escolhas, um dom tão precioso dado do Pai Celestial
    Então, que caminho tomar? Que escolha fazer? Tomaremos a decisão correta e nos aproximaremos do Senhor ou tomaremos a escolha errada e nos afastaremos Dele? Isso depende de nós. Lembrem-se, a escolha da obediência nos dá a verdadeira liberdade. A escolha da desobediência nos dá o cativeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário