sexta-feira, 26 de abril de 2013

Por que precisamos de Profetas?

Profetas

    Por sermos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, temos o privilégio de sermos orientados por profetas. Profetas são homens inspirados chamados pelo Senhor, para falar em nome Dele, assim como Moisés, Elias, Mórmon, Néfi e diversos outros. Na igreja, apoiamos o presidente da igreja como profeta, vidente e revelador. Ele é o único na Terra que pode receber revelação para toda a igreja. Apoiamos também a primeira presidência e o quorum dos doze como apóstolos videntes e reveladores.

    Assim como os profetas antigos, os de hoje em dia testificam de Cristo e ensinam Seu evangelho. Eles revelam a vontade do Senhor sem vergonha, sem medo, falam com coragem e clareza, denunciando o pecado e nos alentando sobre cada uma de suas consequências. Eles também podem ser inspirados a falar de eventos futuros, para nosso beneficio. Os ensinamentos deles refletem o que o Salvador quer. Ele disse: "O que eu, o Senhor, disse está dito e não me desculpo; e ainda que passem os céus e a Terra, minha palavra não passará, mas será toda cumprida, seja pela minha própria voz ou pela voz de meus servos, é o mesmo." (D&C 1:38)

    Estamos seguros quando seguimos os profetas, estamos ainda mais seguros quando da,os ouvidos ao presidente da igreja. Vou dar dois motivos para seguirmos os profetas
Não dar ouvidos. Em D&C 1 diz: "E chegará o dia em que aqueles que não ouvirem a voz do Senhor nem a voz de seus servos nem atenderem às palavras dos profetas e apóstolos serão afastados do meio do povo; Pois desviaram-se de minhas ordenanças e quebraram meu convênio eterno. Não buscam o Senhor para estabelecer sua justiça, mas todo homem anda em seu próprio caminho e segundo a imagem de seu próprio deus, cuja imagem é à semelhança do mundo e cuja substância é a de um ídolo que envelhece e perecerá em Babilônia, sim, Babilônia, a grande, que cairá." Está aí um motivo muito convincente para não deixar de dar ouvido as palavras dos profetas. Aqueles que não ouvirem, cairão.

    Cristo promete bênçãos aquele que ouvir. “Dareis ouvidos a todas as palavras e mandamentos que ele vos transmitir à medida que ele os receber, andando em toda santidade diante de mim; Pois suas palavras recebereis como de minha própria boca, com toda paciência e fé. Porque, assim fazendo, as portas do inferno não prevalecerão contra vós; sim, e o Senhor Deus afastará de vós os poderes das trevas e fará tremerem os céus para o vosso bem e para a glória de seu nome” (D&C 21:4–6). Recebemos mais forca espiritual, mais fé, mais vontade de servir a Deus quando damos ouvidos as palavras dos profetas.

    Deus ama todos os Seus filhos. É por isso que nos dirige súplicas tão sinceras por meio de Seus profetas. Assim como queremos o que é melhor para nossos entes queridos, o Pai Celestial deseja o melhor para nós. É por isso que Suas instruções são tão cruciais e por vezes tão urgentes. "É por isso que Ele não nos abandonou hoje, mas continua a revelar-nos Sua vontade por meio de Seus profetas. Nosso destino e o de nosso mundo dependem de nossa disposição para dar ouvidos à palavra revelada de Deus para Seus filhos e acatá-la". (Dieter F. Uchtdorf)

Para encerrar, o pres. Benson ensinou alguns princípios sobre os profetas:

  • Primeiro: "O profeta é o único homem que fala pelo Senhor em tudo" .
  • Segundo princípio: "O profeta vivo é mais importante para nós do que as obras-padrão"
  • Terceiro princípio: "O profeta vivo é mais importante para nós do que as obras-padrão"
  • Quarto princípio: "O profeta nunca fará a Igreja se desviar"
  • Quinto princípio: "O profeta não precisa de nenhum treinamento específico ou de credenciais terrenas para falar sobre qualquer assunto ou agir quanto a qualquer questão, a qualquer momento"
  • Sexto: O profeta não precisa dizer 'Assim diz o Senhor' para nos dar uma escritura (…).
  • Sétimo: 'O profeta nos diz o que precisamos saber, nem sempre o que queremos saber'"
  • Oitavo princípio: "O profeta não se limita à razão humana. (…)
  • Nono: O profeta pode receber revelação sobre qualquer assunto — temporal ou espiritual. (…)
  • Décimo: O profeta pode envolver-se em questões cívicas. (…)
  • Décimo primeiro: Os dois grupos de pessoas com maior dificuldade de seguir o profeta são os orgulhosos que são doutos e os orgulhosos que são ricos. (…)
  • Décimo segundo: O profeta não será necessariamente popular no mundo nem entre os que são do mundo. (…)
  • Décimo terceiro: O profeta e seus conselheiros constituem a Primeira Presidência — o quórum mais elevado da Igreja. (…)
  • Décimo quarto: O profeta e a presidência — o profeta vivo e a Primeira Presidência — siga-os e receba as bênçãos; rejeite-os e sofra." Citado pelo Pres da Área (Cláudio Costa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário