domingo, 5 de maio de 2013

Dia Santo

Domingo

    O Senhor nos deu o mandamento de guardar o seu dia. Na época de Moisés, o Senhor lhe deu o 4º Mandamento: "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar." Desde o início dos tempos o Senhor ordenou diversos profetas para ensinar o povo da importância de se guardar o dia Dele. E é sobre isso que falarei hoje, sobre a importância de guardar o Dia do Senhor e Santificá-lo.

    Os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias reconhecem o domingo como o Dia do Senhor, em lembrança da ressurreição de Cristo no domingo, e os Apóstolos passaram a reunir-se dali em diante no primeiro dia da semana. O Profeta Joseph Smith disse: "E, para que te conserves limpo das manchas do mundo, irás à casa de oração e oferecerás os teus sacramentos no Meu dia santificado;
 Pois, na verdade, este é um dia designado a ti para descansares de teus trabalhos e prestares a tua devoção ao Altíssimo;
 Contudo, teus votos serão oferecidos em retidão todos os dias e em todos os tempos;
 Mas, lembra-te de que neste, o dia do Senhor, oferecerás as tuas oblações e teus sacramentos ao Altíssimo, confessando os teus pecados aos teus irmãos e perante o Senhor.
E, neste dia, não farás nenhuma outra coisa, somente seja o teu alimento preparado com singeleza de coração para que o teu jejum seja perfeito, ou, em outras palavras, para que o teu gozo seja completo."

 (...) dormir demais, ir no supermercado(...)
    Muitas vezes, nos domingo, nos dispomos a assistir jogos de futebol, assistir desenhos, dormir demais, ir no supermercado... ao invés de fazer visitas a membros mais necessitados, ler as escrituras, tomar o Sacramento e diversas outra coisas em lembrança do Dia do Senhor. O Profeta Gordon B. Hinckley disse: "Gostaria de ter a capacidade de converter toda a Igreja à observância do Dia do Senhor. Sei que nosso povo seria mais ricamente abençoado por Deus se fosse fiel na observância do Dia do Senhor". Temos a promessa de um servo do Pai Celestial de que se formos fiel em Seu dia, seremos ricamente abençoados.

    O Pres. Hinckley continua dizendo: "Não há ninguém nesta Igreja que precise comprar móveis no domingo. Não há mesmo. Não há ninguém nesta Igreja que precise comprar um carro novo no domingo, ou há? Não. Não há ninguém nesta Igreja que, com um pouco de cuidado e planejamento, precise comprar alimentos no domingo. Não. (...) Não é necessário comprar sorvete no domingo. (...) Não é necessário fazer do domingo um dia de comércio. Não acho que precisemos ir aos estabelecimentos comerciais comuns no Dia do Senhor. Por que eles ficam abertos? Para conseguir fregueses. Quem são esses fregueses? Bem, nem todos não são membros da Igreja. Vocês sabem disso e eu sei disso."

    O Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze, ensinou:
 "Os profetas modernos nos aconselham a não fazer compras aos domingos. (...) Aqueles, entre nós, que fazem compras aos domingos não podem escapar à responsabilidade de incentivar o comércio a permanecer aberto nesse dia. Os serviços essenciais não podem ser interrompidos, mas a maioria das transações realizadas aos domingos poderia ser evitada se os negociantes e os fregueses estivessem determinados a evitar compras e vendas no dia do Senhor." Meus caros, não é necessário fazer todas essas coisas no dia do Senhor. Encham o tanque de gasolina no sábado, façam compras no sábado. Se você está preocupado com o jogo do seu time, assista o VT no dia seguinte.

    O Pres. Spencer W. Kimball certa vez, conversava com um membro fiel da igreja. Esse foi um pedaço da conversa: "‘Qual é a sua profissão?’ E o homem respondeu: ‘Tenho um posto de gasolina’. Perguntei-lhe: ‘Você trabalha aos domingos?’ Sua resposta foi: ‘Não, eu não trabalho’. ‘Bem, e como você consegue? A maioria dos donos de postos de gasolina acham que precisam abrir aos domingos.’ ‘Eu não tenho problemas’, afirmou ele. ‘O Senhor é bom para mim.’ ‘Há outros postos de gasolina competindo com o seu?’, eu perguntei. ‘Certamente’, ele disse. ‘Do outro lado da rua há um posto que fica aberto o domingo inteiro.’ ‘E você nunca abre?’, tornei a perguntar. ‘Não, senhor’, confirmou ele, ‘e sou grato. O Senhor é bondoso, e tenho o suficiente para minhas necessidades.’"

Ir a igreja é uma ótima forma de guardar o dia do Senhor.
    Na época dos pioneiros, eles não podiam cultivar ou colher nenhum alimento, eles tinham apenas a promessa do profeta de que caso guardassem o dia do Senhor, Ele os abençoaria. Podem imaginar como foi difícil para eles? O Pres. George Albert Smith disse: "Grande parte da tristeza e da angústia que afligem (...) a humanidade podem ser atribuídas ao fato de que ela ignorara a admoestação de seu (Deus) de santificar o Dia do Senhor".  Nossa observância no dia do Senhor vai nos tornar melhores, teremos mais o Espírito. Assim como diz o Hino: "Sê bem vindo Dia Santo(...)" ele tem que ser bem vindo em nossas vidas. O Élder Mark E. Petersen disse: "A observância ou não observância do Dia do Senhor é uma medida inequívoca de nossa atitude para com o Senhor pessoalmente e para com Seu sofrimento no Getsêmani, Sua morte na cruz e Sua ressurreição dos mortos. Demonstra se somos cristãos verdadeiros ou se nossa conversão é tão superficial que a lembrança do sacrifício expiatório pouco ou nada significa para nós"

    Tomar a decisão de guardar o dia do Senhor nos exige fé, obediência e amor pelo nosso Pai Celestial. É um mandamento, não há excessão. Deus espera o máximo de nós, Ele quer que voltemos a Sua presença, Ele nos ama, Sei Disso. Que possamos guardar e incentivar outros a guardarem o dia do Senhor, afinal de contas, é um Dia Santo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário