sábado, 18 de maio de 2013

Dízimo e Ofertas de Jejum

Uma lei para nosso bem


    Vou dividir esse tema em duas parte: a primeira Dízimo (I) e a segunda Ofertas de Jejum (II). 
       
I-Dízimo, suas bençãos, propósito e etc.
    A Bíblia declara que o povo de Deus seguia a lei do dízimo na antiguidade. Através de revelação moderna, sabemos que nosso Pai Celestial restaurou essa lei para nosso próprio benefício. Para cumprí-lo, os membros da igreja pagam um décimo de sua renda para a igreja. Esses fundos são usados para edificar a Igreja e levar adiante a obra do Senhor no mundo inteiro. O Élder Robert D. Hales disse: “O dízimo é a grande lei equitativa, pois não importa quão ricos ou pobres sejamos, todos nós pagamos a mesma “décima parte [de nossa renda] anual (ver D&C 119:4), e todos nós recebemos bênçãos tão grandes “que não [há] lugar suficiente para [as recolhermos]” (Malaquias 3:10)."

    Quando pagamos o dízimo, primeiro, somos gratos ao Pai Celestial por Ele nos dar suas bençãos e, segundo, temos a determinação de confiar no Senhor em vez de nas coisas materiais. O Senhor declarou:
"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes” (Malaquias 3:10). O que damos de dízimo para a igreja não é usado de nenhum modo para sustento de sua liderança, e sim, o dinheiro arrecadado vai para um conselho (formado pela Primeira Presidência, pelo Quórum dos Doze Apóstolos e pelo Bispado Presidente) e eles irão decidir o que é melhor para a igreja (Através de Revelação, claro).

    Muitas vezes na escola meu amigos me perguntam:
-Na sua igreja paga-se o dízimo? É uma pergunta muito normal, meus amigos da escola acham bobeira pagar o dízimo, gastar 10% do que recebo para dar para a igreja, devem pensar assim porque em suas respectivas religiões vêem algum problema e discordam do pagamento do dízimo. Os profetas nos dizem: "O dinheiro do dízimo é sempre utilizado para os propósitos do Senhor — para construir e manter os templos e capelas, apoiar o trabalho missionário, instruir os membros da Igreja e levar adiante a obra do Senhor em todo o mundo". Assim como os membros de outras religiões, os santos dos últimos dias acreditam que o pagamento do dízimo demonstra gratidão a Deus e traz tanto bênçãos espirituais como temporais." (Observação: é necessário 10% + todo o seu coração).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
II-Ofertas de Jejum, propósito, benefícios etc.
    Jejum é ficar sem comer nem beber voluntariamente por um certo período de tempo. O jejum combinado com a oração sincera pode ajudá-lo a preparar a si mesmo e a outras pessoas para receber as bênçãos de Deus. Em certa ocasião, o Salvador expulsou um demônio de um menino e usou esse evento para ensinar a Seus discípulos a respeito do poder da oração e do jejum. Seus discípulos perguntaram: "Por que não pudemos nós expulsá-lo?" Jesus respondeu: "Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível. Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum". (Ver Mateus 17:14-21.)

    Essa história ensina que a oração e o jejum fortalece quem dá ou recebe as bençãos do Sacerdócio, pode-se dizer também que ele pode ser aplicado ao nosso esforço pessoal de viver o evangelho.Se tivermos uma fraqueza ou um pecado que temos tentado vencer, talvez seja necessário que jejuemos e oremos para receber a ajuda ou o perdão que desejamos. Como o demônio que Cristo expulsou, nossa dificuldade pode ser do tipo que só desaparecerá por meio de jejum e oração. O jejum é um meio de adoração ao Senhor, e um modo de sermos gratos.

    No Sermão da Montanha, Jesus ensinou a verdadeira forma de jejuar. Ele censurou os hipócritas que, quando jejuam, "desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam". Em vez de assumir uma aparência exterior de retidão, devemos jejuar "[ao] Pai, que está em secreto; e [o] Pai, que vê em secreto, [nos] recompensará publicamente"(Mateus 6:16–18; 3Nefí 13:16-18). Isaías também ensina sobre o jejum. Em Isaías 58: 6-7 diz: "Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?

    Ele também testificou das bençãos para todos aqueles obediêntes à esta lei: "Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda. Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. (…) Se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam" (Isaías 58: 8-11)

    Que possamos nos ater a esses princípios tão importantes do evangelho restaurado e colocar em prática. Para encerrar darei alguns exemplos de coisas pelas quais nós podemos jeuar:
  • Abençoar os doentes e aflitos
  • Receber revelação pessoal e a converter-nos à verdade
  • Tentar humilhar-nos diante de Deus e demonstrar fé em Jesus Cristo
  • Receber orientação para compartilhar o evangelho e para magnificar nosso chamado na Igreja
  • Superar dificuldades etc.
Ele espera o nosso máximo a todo o momento

Nenhum comentário:

Postar um comentário