domingo, 19 de maio de 2013

Serviço ao Próximo

Serviço


    Um tema extremamente importante, servir ao próximo é um dos atos mais nobres existentes na face da terra. No Para o Vigor da Juventude diz: "O serviço prestado às pessoas é uma característica importante dos discípulos de Jesus Cristo. Um discípulo está disposto a carregar o fardo das outras pessoas e a consolar os que necessitam de consolo. Em geral, o Pai Celestial supre as necessidades das pessoas por meio de vocês". Em Mosias 2:17 diz: "E eis que vos digo estas coisas para que aprendais sabedoria; para que saibais que, quando estais a serviço de vosso próximo, estais somente a serviço de vosso Deus".

    Há uma história que relata muito bem o serviço ao próximo. Haviam 2 famílias. Digamos que a família X é a Família Jonson e a família Y é a Família Falk. A família Jonson certa vez foi ao parque e naquela ocasião a família inteira estava reunida, enquanto alguns se divertiam, outros faziam o almoço, arrumavam a mesa etc. Até que chegou a hora do almoço. As crianças pararam de brincar e foram ao encontro dos familiares, uma filha (Emily) deixou um frisbee cair e foi almoçar. Ao chegar à mesa, se deparou com um enorme banquete e toda a família se sentou em seus respectivos lugares, fizeram oração e começaram a se servir.

    Ao começarem a se servir, uma outra família estava chegando (Família Falk). Era uma família muito humilde, estavam chegando ao parque com um carro que estava muito danificado e soltando muita fumaça. Logo, a família Falk achou um lugar para se sentar e lá ficou. O filho mais novo deles tinha 7 anos e avistou o frisbee da Emily, pegou-o e começou a brincar. A Emily viu e contou para a avó. A avó, avô e neta, foram ao encontro do garoto. Ao chegarem lá, a mãe do garoto viu que ele estava brincando e logo se apressou, pegou o frisbee e o devolveu para a garota, pedindo-lhe desculpas. A garota, com um sincero olhar, devolveu ao garoto e lhe disse: "É Seu".

    Após esse ato, a família Jonson começou a embalar a comida deles para a família Falk. Alguns homens da família Jonson pegaram a caixa de ferramentas e começaram a consertar o carro. Logo a família Falk foi embora, mas com um grande sorriso no rosto e gratidão em seus corações. E a família Jonson ficou feliz por ter ajudado, foram caridosos e isso lhes trouxe muitas bençãos. O Pres. Thomas S. Monson disse: "Considero a caridade — ou o “puro amor de Cristo” — o oposto das críticas e do julgamento. Falando em caridade, não estou no momento pensando no auxílio aos que sofrem e que recebem a doação de nossos recursos. Isso, é claro, também é necessário e apropriado. Hoje à noite, no entanto, tenho em mente a caridade que se manifesta na tolerância que temos com os outros e na brandura com seus atos; no tipo de caridade que perdoa, no tipo de caridade que é paciente".

    Quando nos dedicamos no serviço ao próximo, nos achegamos perto do Pai Celestial. O Pres. Spencer W. Kimball ensinou: "Ao predemo-nos no serviço ao próximo, encontramos maior espiritualidade e felicidade" ele continua: "Deus concedeu-nos talentos e tempo, com habilidades ocultas e oportunidades para as usarmos e desenvolvermos em Seu serviço. Portanto, Ele espera muito de nós, Seus filhos privilegiados(...) não podemos ter espiritualidade sem o serviço!". Os profetas continuam explicando que "o nosso coração se encherá de amor e aprenderemos que o serviço e o sacrifício são meios de vencer o egoísmo"

    Estava quase na hora de Cristo morrer, Ele acabou a ceia e decidiu ensinar mais uma vez aos apóstolos. Em João 13: 4-8, 12-17 diz: "Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes."

    Por meio daquele simples gesto de amor e serviço, Cristo demonstrou quão importante é para nós servirmos uns aos outros todos os dias. Cristo foi o maior exemplo de amor com o próximo. "Pois eis que não é conveniente que em todas as coisas eu mande; pois o que é compelido em todas as coisas é servo indolente e não sábio; portanto não recebe recompensa". Não é necessário sermos compelidos pelo Senhor, como Ele disse, aquele que é compelido em tudo "é servo indolente". Para encerrar, O Pres. David O. Mckay disse: "O objetivo mais nobre na vida é esforçar-nos para viver de modo a tornar a vida dos demais melhor e mais feliz".

"Nosso maior exemplo"


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário